PNRU

Porto, Vila do Conde e Lisboa vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu no dia 15 de maio, na Cidadela de Cascais. A edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) recebeu 82 candidatos, de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira, num total de 26 concelhos.

Fernanda Cerqueira 16 Maio 2025

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) assinalou a sua XIII edição, na Cidadela de Cascais, numa cerimónia que recebeu 230 convidados. Em 2025 estiveram a concurso 82 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, oriundos de 26 concelhos.

Para receber os candidatos e os convidados, na cidade anfitriã, esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes. A receção contou também com as boas-vindas de António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, e de Otmar Hubscher, CEO da SECIL Portugal, apoio master do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Cascais foi a cidade anfitriã da edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Cascais foi a cidade anfitriã da edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Porto, Vila do Conde e Lisboa vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025

Porto, Vila do Conde e Lisboa são as cidades que acolhem os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em 2025, vencendo a edição deste ano do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). No total, foram distinguidos oito projetos, em 10 categorias, eleitas por um Júri independente composto por personalidades de reconhecido mérito profissional e académico. O painel de jurados da edição de 2025 integra o engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente da AICCOPN e da CPCI); o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Foi este amplo coletivo de personalidades e profissionais, de reconhecido mérito e excelência, que elegeu os vencedores nas dez categorias a concurso.

Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana no programa M2 da CNN Portugal
E OS VENCEDORES SÃO...
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Residencial

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de Uso Residencial foi atribuído ao Aliados 9, no Porto, por Carla Nabais, Gerente de Lisboa da VICTORIA SEGUROS, e Nelson Lage, Presidente da ADENE. O Aliados 9 é o resultado da reabilitação de um edifício histórico, no Porto, originalmente projetado pelo arquiteto Marques da Silva e inaugurado em 1925. A reabilitação deste edifício foi promovida pela LACE Investment Partners, com projeto do atelier Menos é Mais Arquitectos e obra da construtora Edinorte – Construções Nortenhas. Desta intervenção nasceram 18 apartamentos, com características únicas, resultado de um importante trabalho de restauro.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com Impacto Social

A obra de Reabilitação e Ampliação do Centro de Arte Moderna Gulbenkian foi a vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção com Impacto Social. Entregaram este Prémio Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain Portugal e a arquiteta Inês Lobo, membro do Júri. A Reabilitação e Ampliação do Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian é um projeto da autoria do arquiteto Kengo Kuma & Associates (arquitetos principais), OODA (arquitetos associados) TNP – Teresa Nunes da Ponte Arquitectura (áreas técnicas e de serviço) e VDLA (arquitetura paisagista). Um projeto estruturalmente muito ambicioso e cuja execução foi confiada à construtora HCI.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços foi atribuído ao Time Out Market Porto por Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt Elevadores, e pelo arquiteto Carlos Prata, membro do Júri. Nascido da reabilitação e requalificação da ala sul da Estação de São Bento, o Time Out Market Porto, é um novo polo gastronómico e cultural. Com projeto dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto, e obra da Cobelba, esta intervenção promoveu a revitalização de um espaço da cidade parcialmente desocupado.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Turístico

O The Lince Santa Clara Hotel foi o vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de Uso Turístico. Um prémio entregue por Paulo Silva, Head of Country da Savills e pela Professora Ana Paula Delgado, em representação do Júri. O The Lince Santa Clara Hotel tem como ponto de partida a intervenção no Convento de Santa Clara, em Vila do Conde. Inscrito no âmbito do programa REVIVE, esta intervenção corresponde a um conjunto de obras de requalificação, alteração e ampliação do convento para a instalação de uma unidade hoteleira de 5 estrelas. O projeto é da autoria do atelier Carvalho Araújo, com promoção da promovido pela SLICEDAYS - Hotelaria e apoio da construtora Pentapiso.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Sustentabilidade

Resultado da avaliação do Júri, com o apoio técnico e independente da ADENE, o Prémio Melhor Solução de Sustentabilidade foi atribuído ao THE ARTT – Lisbon Boutique Apartments, por Otmar Hubscher, CEO da SECIL. O THE ARTT nasce da reabilitação e ampliação de um edifício dos anos 20, situado em Campolide, em Lisboa. Uma intervenção promovida pela Ground Floor – Premium Investments, com projeto do atelier Pais Ministro & Partners e obra da P2S II Project. Merecem destaque a preservação das características arquitetónicas identitárias do edifício original e as melhorias no desempenho energético.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Restauro

Pela segunda vez, na Cidadela de Cascais, os aplausos foram para o Aliados 9 vencedor na categoria Melhor intervenção de Restauro. Um Prémio entregue por Tiago Teixeira, da Direção da Bosch Home Comfort Portugal e pelo professor Manuel Pinheiro, do Júri.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com área Inferior a 1000m²

A Microcervejeira Browers, em Lisboa, foi distinguida com o Prémio de Melhor Intervenção com Área Inferior a 1000m². Um prémio entregue por Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Arturo Malingre, Sócio do Grupo Iberinmo. Promovida pela The Browers Company, a reabilitação e reconversão do edifício da antiga Central Elétrica da Manutenção Militar, no Beato Innovation District, permitiu a instalação de uma microcervejeira e que inclui uma pequena fábrica de cerveja, um restaurante e bar. Um projeto dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, com obra da construtora Lúcio da Silva Azevedo & Filhos.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Reabilitação Estrutural

O Prémio de Melhor Reabilitação Estrutural foi entregue pelo professor Humberto Varum, Presidente do Instituto para a Construção Sustentável, ao Quarteirão do Rossio. A intervenção no Quarteirão do Rossio incide sobre um edificado com mais de 200 anos de história. Um conjunto arquitetónico de grande valor patrimonial e histórico, cujo projeto de reabilitação é do gabinete de arquitetura Contacto Atlântico e a obra das construtoras Alves Ribeiro e HCI. Destacam-se o respeito pela arquitetura pombalina e a preservação de elementos valiosos, tais como, as pinturas de António Lino.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade do Porto

Também o Time Out Market Porto recebeu nova ovação. Foi distinguido como Melhor intervenção Cidade do Porto. Um Prémio entregue pela Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Joana Almeida.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade de Lisboa

Da Melhor intervenção na Cidade do Porto à Melhor intervenção na Cidade de Lisboa... o vencedor na categoria Melhor intervenção Cidade de Lisboa foi o Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles. O Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, localizado na Praça de Espanha, é um projeto estruturante com impacto em toda a cidade. Uma intervenção promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E.M., com projeto da Npk, Arquitectos Paisagistas Associados e do atelier RUA – Arquitectos. A execução da obra envolveu as construtoras Luís Frazão – Construção Civil e Obras Públicas e Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção

Com mais de 50 anos dedicados à transformação de mármore a granitos, o Mestre Augusto Sousa foi distinguido com o Prémio Mestres da Construção. Um Prémio entregue pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, curador do Prémio Mestres da Construção, Manuel Reis Campos, Presidente do Júri, e António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária.

Parabéns aos Premiados, aos Nomeados e a todos os Candidatos da edição de 2025

Desde a sua 1.ª edição, há 13 anos, a placa oferecida pela Revigrés acompanha cada um dos vencedores. A par do troféu, esta placa tornou-se símbolo do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e já se espalhou pelo país, sendo possível encontrá-la afixada em alguns dos edifícios mais bonitos das nossas cidades, exemplos de uma reabilitação de excelência.

A concurso estiveram 82 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 26 concelhos. Concorreram intervenções de reabilitação urbana localizadas em Alenquer, Angra do Heroísmo, Braga, Carregal do Sal, Cascais, Entroncamento, Espinho, Évora, Faro, Felgueiras, Funchal, Guimarães, Lisboa, Loures, Lourinhã, Matosinhos, Olhão, Penafiel, Porto, Porto de Mós, Santa Comba Dão, Tavira, Tomar, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. São quase 500 mil metros quadrados de área intervencionada, obras de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o superior apoio da SECIL. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da VICTORIA Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés e da BOSCH.

Agradecer o reconhecimento e apoio institucional das Ordens e Associações do setor, nomeadamente, da Ordem dos Arquitectos, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos. Bem como da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas; da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário; da APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários; da ALP - Associação Lisbonense de Proprietários; da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal; da União das Misericórdias Portuguesas; do GECoRPA - Grémio do Património; e do SIL.

Para ver ou rever os momentos que marcaram a edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana