PNRU

Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu no dia 15 de maio, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. A edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) recebeu 80 candidatos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 23 concelhos.

Fernanda Cerqueira 16 Maio 2024

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) assinalou a sua 12.ª edição, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, numa cerimónia que recebeu 250 convidados. Em 2024 estiveram a concurso 80 projetos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, oriundos de 23 concelhos.

Para receber os candidatos e os convidados, na cidade anfitriã, esteve a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. A receção contou também com as boas-vindas de António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, e de Helena França, CEO da SECIL Portugal, apoio master do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Matosinhos foi a cidade anfitriã da edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Matosinhos foi a cidade anfitriã da edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada são as cidades que acolhem os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em 2024, vencendo a edição deste ano do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. No total, foram distinguidos nove projetos, em 10 categorias, eleitas por um Júri independente composto por personalidades de reconhecido mérito profissional e académico. O painel de jurados da edição de 2024 integra o engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que, anualmente, premeia profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Residencial

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de Uso Residencial foi atribuído ao Palácio Silva Amado, em Lisboa, por Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt Elevadores e o arquiteto Carlos Prata, membro do Júri.

A reabilitação do Palácio Silva Amado é uma promoção da IPOBI, com projeto do atelier Aires Mateus e Associados e empreitada a cargo da construtora HCI. Uma intervenção cuidadosa de conservação e restauro que permitiu recuperar a nobreza do conjunto, localizado no Campo dos Mártires da Pátria. Uma construção que remonta ao século XVIII e cuja reabilitação foi concluída em dezembro de 2023.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com Impacto Social

A obra de Reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, foi um dos grandes vencedores da noite. Começou por arrecadar o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção com Impacto Social, entregue por Helena França, CEO da SECIL Portugal.

A requalificação e modernização do antigo Liceu Alexandre Herculano foi promovida pela Câmara Municipal do Porto, através da GO Porto - Gestão e Obras do Porto, E.M. Um projeto de reabilitação desenvolvido pelos arquitetos Alexandre Alves Costa, Miguel Ribeiro e Sérgio Fernandez, do Atelier 15, e com obra da Atlântinivel – Engenharia e Construção. Esta intervenção incidiu sobre um edifício classificado, de excecional valor patrimonial, uma obra do arquiteto Marques da Silva.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços foi atribuído à Caixa Geral de Depósitos, no Funchal (Madeira), por Paulo Silva, Head of Country da Savills e pelo professor Manuel Pinheiro, membro do Júri.

Considerando as características arquitetónicas e a importância do edifício localizado na zona da Sé, no Funchal, a Caixa Geral de Depósitos decidiu promover a sua requalificação global. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Rui Carvalho, da INTERGAUP, e a obra executada pela Etermar. Uma intervenção que se destaca, entre outros aspetos, pela revisão e reforço geral da estrutura.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Turístico

O Hotel Vila Galé Collection São Miguel, nos Açores, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor intervenção de Uso Turístico. Um prémio entregue por Sónia Santos Monteiro, Gerente da Delegação do Porto da Victoria Seguros, e pela professora Ana Paula Delgado, membro do Júri.

Instalado num imóvel histórico, o Hotel Vila Galé Collection São Miguel é uma das mais recentes unidades do Grupo Vila Galé. Este novo hotel resulta da reabilitação de partes do edifício onde antigamente funcionava o hospital de São Francisco, no centro histórico de Ponta Delgada, em São Miguel, nos Açores. Mais um exemplo do trabalho que o Grupo Vila Galé tem vindo a fazer na área da reabilitação e requalificação do património histórico edificado. Um projeto do arquiteto José Filipe Mendes Caldeira e cuja obra foi concluída em setembro de 2023.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Sustentabilidade

Resultado da avaliação do Júri, com o apoio técnico e independente da Adene – Agência para a Energia, o Prémio de Melhor Solução de Sustentabilidade foi atribuído à A’TOWER, por Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente da Adene e Filipe Sambento, Diretor Comercial da Saint-Gobain.

A A'TOWER é um empreendimento urbano de apartamentos de luxo, em Lisboa, que nasce da reabilitação e reconversão de um edifício de escritórios construído nos anos 70. Trata-se de um uma grande obra, com elevados padrões de sustentabilidade, promovida pela Vanguard Properties, com o apoio do atelier de arquitetura Saraiva + Associados e da construtora Alves Ribeiro. Concluída em agosto de 2022, a A’TOWER trouxe à cidade 24 apartamentos.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Restauro

O Prémio de Restauro foi entregue ao Palácio de Cedofeita - Reabilitação da Casa Honório de Lima, no Porto. Para entregar este Prémio subiram ao palco João Afonso dos Santos, CEO da BSHP Eletrodomésticos, empresa do Grupo BOSCH, e o Presidente da AICCOPN e da CPCI, e membro do júri, Manuel Reis Campos.

Inaugurou no verão de 2023, no Porto, o Hotel One Shot Palácio Cedofeita, uma unidade hoteleira com 72 quartos e características únicas herdadas da construção original – a Casa Honório de Lima. Promovido pela RSR Cedofeita Palace, este hotel nasceu de um projeto de reabilitação que contou com a colaboração da arquiteta Alexandra Caetano, do atelier espanhol GGV Arquitectura e da arquiteta Sofia Granjo Arquitectos. Foram 24 meses de obra, realizada pela empresa Edimarante, e com destaque para o trabalho de restauro realizado pela equipa da Empatia - Arqueologia, Conservação e Restauro.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com área Inferior a 1000m²

A Casa 1923, em Faro, foi distinguida com o Prémio de Melhor intervenção com Área Inferior a 1000m2. Um prémio entregue por Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Carlos Santos, National Sales Manager da Sanitana.

Este projeto foi apresentado pelo atelier PAr Plataforma de ARquitectura. Uma intervenção que permitiu recuperar a autenticidade quase perdida a nível arquitetónico e histórico de um edifício raro na cidade de Faro, de estilo Arte Nova, com elementos decorativos Art Déco. A obra, concluída em setembro de 2022, foi da responsabilidade da GPE-K Engenharia.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Reabilitação Estrutural

O Prémio de Melhor Reabilitação Estrutural foi entregue pelo professor Humberto Varum, Presidente do Instituto para a Construção Sustentável, à Reabilitação do Tabuleiro Inferior da Ponte Luiz I sobre o Rio Douro.

A reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, património técnico, cultural e arquitetónico nacional, foi promovida pela Infraestruturas de Portugal. Uma intervenção que foi confiada à Casais – Engenharia e Construção, com o apoio da Pencil Engenharia (projeto de reabilitação), numa intervenção que exigiu a articulação entre a tecnologia e a utilização de técnicas mais antigas.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade do Porto

Pela segunda vez, na Casa da Arquitectura, os aplausos foram para a Reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano vencedor na categoria Melhor intervenção Cidade do Porto. Um Prémio entregue pelo Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha e por Arturo Malingre, Sócio do Grupo Iberinmo, à GO Porto - Gestão e Obras do Porto e ao Atelier 15.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade de Lisboa

Da Melhor intervenção na Cidade do Porto à Melhor intervenção na Cidade de Lisboa... o vencedor na categoria Melhor intervenção Cidade de Lisboa foi a Empreitada de Construção e Instalação do Funicular da Graça. Um Prémio entregue por Carlos Silva, Presidente do Conselho de Administração da EMEL, e pelo arquiteto José Manuel Pedreirinho, membro do júri.

A obra de construção e instalação do Funicular da Graça, em Lisboa, foi entregue pela EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. ao consórcio ECOCIAF e LIFTECH. O objetivo era claro: criar um novo paradigma de acessibilidade que permita uma mobilidade inclusiva. O projeto é do arquiteto João Favila Menezes, do atelier Bugio.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção

O Prémio Mestres da Construção foi entregue aos Mestres estucadores Nestor&Nestor, pai e filho, pelo curador deste Prémio, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária. Uma candidatura que teve como patronos os arquitetos André Caiado, CEO do atelier Contacto Atlântico e as construtoras Alves Ribeiro e HCI.

Parabéns aos Premiados, aos Nomeados e a todos os Candidatos da edição de 2024

Desde a sua 1.ª edição, há 12 anos, a placa oferecida pela Revigrés acompanha cada um dos vencedores. A par do troféu, esta placa tornou-se símbolo do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e já se espalhou pelo país, sendo possível encontrá-la afixada em alguns dos edifícios mais bonitos das nossas cidades, exemplos de uma reabilitação de excelência.

PAULA ROQUE, CEO DA REVIGRÉS, E BÁRBARA GUIMARÃES NO ENCERRAMENTO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS.
PAULA ROQUE, CEO DA REVIGRÉS, E BÁRBARA GUIMARÃES NO ENCERRAMENTO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS.

Em 2024 estiveram a concurso 80 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 23 concelhos. Concorrem intervenções de reabilitação urbana localizadas em Albufeira, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Cascais, Évora, Faial, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Ponta Delgada, Portimão, Porto, Santarém, Tomar, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Gaia e Viseu. São mais de 200 mil metros quadrados de área intervencionada, obras de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.

Reconhecer também o apoio institucional das Ordens e Associações do setor, destacar o apoio da Ordem dos Arquitectos, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos. Bem como da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas; da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário; da APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários; da ALP - Associação Lisbonense de Proprietários; da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal; da União das Misericórdias Portuguesas; da Associação Comercial do Porto; do GECoRPA - Grémio do Património; e do SIL.

Os momentos que marcaram a edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana