Escritórios
Se do lado das organizações, já há quem queira virar definitivamente a página do teletrabalho; muitas outras consideram que o regime híbrido veio para ficar, capitalizando as vantagens e a flexibilidade oferecidas pelos avanços tecnológicos para que os colaboradores possam trabalhar remotamente boa parte do tempo.
Estratégias e modelos de trabalho à parte, é unânime o reconhecimento da importância do escritório como garante da cultura empresarial e, como tal, da necessidade de chamar de volta os colaboradores para este espaço comunitário. Desta forma, as organizações estão a redefinir os seus ambientes físicos, sendo absolutamente crucial criar espaços modernos e focados no bem-estar dos colaboradores, alinhados com as necessidades em evolução da força de trabalho.
Conceptualmente, o design dos espaços de trabalho contemporâneos reflete uma mudança em direção ao trabalho colaborativo, com layouts flexíveis e áreas comunitárias projetadas para incentivar interações espontâneas e a troca de ideias. A integração de tecnologia é imperativa, disponibilizando soluções cada vez mais inteligentes para otimizar a experiência dos utilizadores e facilitar os processos internos.
A par com o foco renovado no bem-estar das pessoas, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação obrigatória para as empresas e os seus escritórios têm de o refletir. E espaços que cumpram e potenciem as mais rigorosas práticas de sustentabilidade ambiental e social desde o momento da construção do projeto, à escolha dos elementos interiores e à gestão operacional diária são altamente procurados e valorizados.
Por tudo isto, a transformação dos ambientes de trabalho no mundo corporativo apresenta grandes desafios, é certo; mas também vem abrir um manancial de oportunidades para criar espaços inovadores que promovam o bem-estar das pessoas e a eficiência das empresas; como lhe mostramos ao longo deste dossiê!
2025 trará a maior injeção de oferta dos últimos 20 anos em Lisboa, com um pipeline de 14 edifícios com uma área total de 147.200 m² já em construção e com conclusão prevista para 2025 (Fonte: LPI)
A ocupação em Lisboa duplicou em 2024, registando um dos melhores anos de sempre
Novo stock em pipeline com abertura prevista no Grande Porto em 2025 (Fonte: PPI)
O Porto bateu um novo recorde ocupacional em 2024
Elegendo Lisboa para dar início à sua expansão internacional, a rede espanhola de flex-offices Monday está a apostar forte no mercado português, onde ambiciona ter seis espaços em funcionamento até ao final de 2026. O primeiro passo já está dado com a abertura do novo Monday Marquês de Pombal. Ler mais
Desde 2020 que assistimos a uma grande evolução na forma como as empresas olham para os seus escritórios, colaboradores e formas de trabalhar. Existe hoje uma consciência de que a forma que anteriormente trabalhávamos estava desadequada e não correspondia na totalidade às necessidades dos seus colaboradores, que hoje estão no centro das tomadas de decisão.
Get more from your workspace -Ler mais
Levante a mão quem não ouviu a expressão work-life balance nos últimos 12 meses. A expressão é curiosa na medida em que coloca em campos opostos dois conceitos que deveriam ser complementares. Presume-se que quem clama por maior equilíbrio entre o trabalho e a vida não considera que o trabalho faça parte da sua vida.
Bem sei que aquilo que a expressão pretende definir é o equilíbrio entre o tempo que passamos a trabalhar e o restante período do dia em que estamos acordados. Mas a escolha da palavra “life” por contraponto a “work” não é vazia de significado.Ler mais
Os locais de trabalho atravessam uma transformação impulsionada por mudanças tecnológicas, culturais e organizacionais. A pandemia de COVID-19 acelerou tendências como o trabalho híbrido, a valorização do bem-estar dos colaboradores, e exigiu espaços flexíveis e tecnologicamente avançados. Neste contexto, o Facilities Management (FM) assume um papel estratégico, de catalisador da mudança e guardião da funcionalidade, eficiência e humanização dos espaços.
Ler mais
Especialmente nos últimos anos, o mercado de design e construção tem assistido a uma transformação significativa. O modelo tradicional, onde empresas de arquitetura, design e construção operavam de forma separada, está a dar definitivamente lugar a um novo paradigma: o modelo Design & Build especializado. Este movimento, especialmente no segmento de espaços de escritório, tem revolucionado a forma como as empresas planeiam, projetam e materializam os seus espaços de trabalho. Saiba mais
Num período definido por rápidos avanços tecnológicos, constante mudança de padrões de trabalho e evolução das expectativas dos colaboradores, o mercado de escritórios em Portugal encontra-se num ponto crítico de viragem.
À medida que as empresas enfrentam um cenário cada vez mais competitivo, a necessidade de atrair e reter os melhores talentos intensificou-se, transformando a forma como as empresas abordam os seus espaços de escritório e definem as estratégias do ambiente profissional. Ler mais:
A transformação dos espaços de trabalho é impulsionada pela necessidade de equilibrar a produtividade com o bem-estar integral das pessoas. O conceito de “Life Friendly Spaces”, como estratégia empresarial da Actiu, está alinhado com estas novas tendências, propondo designs inclusivos e sustentáveis adaptados às exigências atuais, tanto individuais como coletivas.
O “Life Friendly Spaces” propõe uma abordagem holística em que, com base em dados, o design se torna uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida. Saiba mais
Ajudando os proprietários e os gestores imobiliários a tirar partido da tecnologia nos seus ativos, a DTWAY tem vindo a liderar o futuro da digitalização de edifícios. Agora, com a implementação dos sistemas SACE, a DTWAY não apenas garante a conformidade com as exigências legais, como também contribui para a criação de ambientes de trabalho mais eficientes, sustentáveis e confortáveis, fornecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente. Saber mais
Os espaços de trabalho evoluíram. Deixaram de ser apenas locais de produtividade para se tornarem ambientes que refletem valores, promovem a felicidade no trabalho e antecipam os desafios ambientais e sociais do futuro. Espaços de trabalho luminosos e colaborativos procuram, cada vez mais, certificações internacionalmente reconhecidas no campo da sustentabilidade. Saber mais