Reabilitação

11000 inscrições assinalam a mais concorrida Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

O LX Factory foi o palco da edição de 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorreu de 6 a 8 de abril. Uma programação de três dias que apresentou uma agenda multifacetada de iniciativas que se debruçam sobre a reabilitação urbana, sustentabilidade, inovação e tecnologia no imobiliário.

14 Abril 2022
group

11200 / 1750

inscrições / pessoas

question_answer

26

conferências

record_voice_over

120

oradores

assistant_photo

60

entidades

Superando as melhores expectativas, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contabilizou 11200 inscrições, realizadas por cerca de 1750 pessoas, distribuídas pelas 26 conferências que preencheram a programação deste ano.

Além da estreia do local, a IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa trouxe diversas novidades. Entre elas, o espaço INOVA(RE), um cluster que reuniu algumas das melhores soluções tecnológicas aplicadas à construção, ao imobiliário e os materiais mais inovadores. Acresce a apresentação da 1.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos, uma coorganização da Vida Imobiliária e dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com a presença de várias figuras do poder central e local, tais como a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves; Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; e Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa.

O evento contou com o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, bem como das principais associações do setor da construção e do imobiliário e um amplo apoio do setor empresarial.

Albúm Flickr
Portugal ainda longe da generalização da construção industrializada

Em jeito de warm-up a conferência ‘A construção modular e industrialização - o desafio de futuro!’, marcou o arranque da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, na manhã do dia 6 de abril.

Um debate que deixou evidente a vontade dos promotores e das indústrias em unir esforços para haver um uso mais frequente desta tecnologia industrial. Saiba mais sobre esta sessão coorganiza pela Vida Imobiliária e pela Casais AQUI.

Sustentabilidade ambiental e económica tem de estar também na construção

Promotores, arquitetos e autarquia reconhecem a importância de novos produtos e serviços construtivos que sejam economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, numa altura em que é urgente implementar a mudança. Pode ler mais AQUI sobre as conclusões deste debate, coorganizado pela Vida Imobiliária, pelo LNEC e pelo Grupo Preceram.

Carlos Moedas promete um “serviço de urbanismo célere e transparente”

O LX Factory recebeu centenas de pessoas na tarde do dia 6 de abril para assistir à sessão de abertura da IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e que contou com a especial participação de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Durante a sua intervenção, Carlos Moedas destacou a importância de «um serviço de urbanismo célere e transparente» para cumprir os objetivos da cidade e que «a nossa aposta é mudar, mudar, mudar». «Sei o que é ser investidor em Lisboa. Tenho a enorme responsabilidade neste mandato de melhorar as coisas, para que o setor tenha o agradecimento que merece e veja as coisas a funcionar de uma forma muito diferente», afirmou. Leia a notícia na íntegra AQUI.

Marina Gonçalves: “o nosso compromisso é o do trabalho conjunto com o setor”

A Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, fez a sua primeira intervenção pública após a tomada de posse do novo Governo na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, no dia 6 de abril, juntamente com Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI. Saiba mais sobre esta intervenção AQUI.

ELPRE é “ambiciosa, e precisa de toda a colaboração do setor”

2022 será um «ano de viragem» para a sustentabilidade no setor imobiliário. No rescaldo da pandemia, a ELPRE terá de ser implementada, apesar de todos os desafios. Pode ler mais sobre esta conferência coorganizada pela Vida Imobiliária e pela ADENE AQUI.

Investidores estão dispostos a pagar 15% mais para estar num edifício ESG compliant

No dia 6 de abril, a sessão coorganizada pela ANAI na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa foi palco para a discussão das Normas Internacionais de Avaliação em matéria de sustentabilidade bem como as suas implicações na determinação do valor dos ativos imobiliários. Não deixe de ler a notícia completa AQUI.

António do Fundo Ferreira é o vencedor do Prémio Jovem Arquitecto 2022

António do Fundo Ferreira, do atelier Adoff Arquitetos, foi o vencedor da 1.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos, com o projeto Quinta Vale do Conde. Saiba mais AQUI.

A reabilitação do património – edifícios históricos

«Reiteramos a nossa participação na Semana da Reabilitação Urbana desta vez com uma iniciativa de ver para crer, totalmente direcionada para que os participantes possam esclarecer as suas dúvidas», comentou Pedro Tomás, Técnico Comercial da Fassa Bortolo. Não deixe de ler mais sobre esta sessão prática e que animou a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa AQUI.

“Industrialização do edificado garante ciclos de vida previsíveis”

Novas formas de construir, com mais segurança, implementando medidas a favor do meio ambiente, foram alguns dos tópicos de discussão na sessão organizada pela UPONOR. Saiba mais AQUI.

Albúm Flickr
Filipa Roseta: “queremos incentivar todos a entrarem neste jogo para a habitação ser acessível a todos”

A Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta reafirmou o apoio do município à habitação e certificou, durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que a Câmara Municipal de Lisboa terá vários modelos de apoio à produção.

Uma conferência que reuniu os representantes da OA - Ordem dos Arquitectos e do CSCAE - Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España num debate sobre o acesso à habitação, comprovando que este é um desafio comum. Leia a notícia na íntegra AQUI.

Descarbonização: dicotomia entre oportunidade e desafio para as áreas urbanas

Construção e imobiliário visam cooperação e conjugação de esforços para atingir a neutralidade nas cidades. As conclusões resultam da conferência “Mobilidade e edifícios – Cidades neutras em carbono?”, coorganizada pela Vida Imobiliária, pela Ordem dos Engenheiros Técnicos e pela Schmitt Elevadores. Conheça as principais conclusões AQUI.

APPII e CI lançam sistema de informação do licenciamento municipal

«Já conhecemos os problemas que existem há décadas. Vamos trabalhar, de uma vez por todas, nas soluções», afirmou Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, que falava durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa promete «clareza, celeridade, comunicação e transparência» no novo mandato. Fique a par das novidades apresentadas durante esta conferência AQUI.

Reabilitação urbana é oportunidade para uma sociedade mais inclusiva

As especialistas desta conferência consideram que há ainda muito a fazer para que Lisboa seja uma cidade mais inclusiva para todas as gerações. E a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa trabalha para dar o exemplo. Não deixe de ler a notícia na íntegra AQUI.

A reabilitação é uma “coisa” séria!

A reabilitação urbana deve ser entendida e encarada como uma intervenção de conservação do património edificado com o principal objetivo de preservar e transmitir às gerações futuras a história da arquitetura de um país e de um povo. Para que esta missão seja bem-sucedida é necessário utilizar conceitos e metodologias focadas na reformulação e beneficiação de carácter construtivo e estrutural. Pode saber mais sobre esta sessão organizada pela MAPEI AQUI.

Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios?

Estudos recentes demonstram que 75% da energia nos edifícios se perde pela envolvente opaca, o que inclui pavimento, paredes e cobertura. O Grupo Preceram responde com sistemas construtivos e soluções de desempenho melhorado, para pisos, paredes e tetos. Saiba mais AQUI.

“2021 foi ano recorde em número de casas vendidas em Portugal”

Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, apresentou os últimos números do mercado de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa, numa sessão em que o SIR (Sistema de Informação Residencial) esteve em destaque. Conheça AQUI os números da Confidencial imobiliário.

Maior transparência e digitalização dos procedimentos para tornar mais célere o licenciamento urbanístico

Mais transparência das Câmaras Municipais na partilha de informação sobre os processos de licenciamento, uniformização das regras, digitalização dos procedimentos e responsabilização dos técnicos envolvidos nos projetos é a receita dos especialistas para uma maior simplificação e celeridade nos procedimentos de controlo municipal de operações urbanísticas. As conclusões são do Seminário Jurídico coorganizado pelo Imojuris e Morais Leitão. Saiba mais AQUI.

Albúm Flickr
Reabilitação de excelência passa por (re)capacitar Lisboa

Há que encontrar «um ponto equilíbrio entre os valores de salvaguarda e os valores de conforto, que os edifícios têm de corresponder», afirmou José Carlos Bessa, no último dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Pode ler a notícia sobre esta conferência coorganizada pela Vida Imobiliária e pelo GECORPA – Grémio do Património AQUI.

CI apresenta índice de preços da construção na Semana da Reabilitação Urbana

O mercado é «mais homogéneo em termos de construção do que em termos de transação», sustentou Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário. O contributo da digitalização para a construção do futuro, e o processo dos custos de construção, foram os dois pontos explorados na conferência ‘Custos de construção & digitalização – desafios e respostas!’ coorganizada pela Vida Imobiliária, pela ECOCIAF e pela A400. Saiba mais AQUI.

Instabilidade legislativa trava maior dinamismo dos vários mercados de arrendamento

Habitação, alojamento local ou residências de estudantes, todos os segmentos pedem mais estabilidade fiscal e legal, para que os investidores possam saber o que esperar, e avancem com a criação de mais oferta.

Conheça as principais conclusões da conferência “Qual a melhor alternativa de investimento, AL, residencial ou residências de estudantes?” coorganizada pela Vida Imobiliária, pela ALP e pela Neoturis, AQUI.

Cresce o interesse na inovação tecnológica na área das cidades e habitação

As oportunidades de investimento em novos produtos de inovação na construção e imobiliário existem também em Portugal, e «a dinâmica do empreendedorismo é extraordinária». A tecnologia «deve fazer a ponte entre as necessidades do imobiliário e a sustentabilidade». Pode ler a notícia na íntegra AQUI.

“Os condomínios desempenham um papel fundamental na preservação dos imóveis”

De acordo com a APEGAC, quase 5 milhões de pessoas vivem em condomínio, e cerca de 300.000 edifícios encontram-se em propriedade horizontal, sendo que muitos deles necessitam de obras de conservação. Saiba mais AQUI.

“A mobilidade elétrica vai modificar a arquitetura das cidades”

Na perspetiva da indústria dos automóveis, especificamente para a Mercedes-Benz, o futuro da mobilidade será elétrico, e a resistência à compra de automóvel elétrico por parte de alguns consumidores será gradualmente atenuada com investimento em infraestruturas de carregamento. Saiba mais sobre este tema AQUI.

Proptech e cleantech em destaque na IX Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Concebido para ser um cluster para a tecnologia, sustentabilidade e impacto social, o INOVA(RE) contou com o apoio das capitais de risco: Portugal Ventures, Casa do Impacto e Matching Ventures. Conheça as empresas que marcam presença na estreia do espaço INOVA(RE) AQUI.

60 entidades apoiaram a maior Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa de sempre

Quase a completar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa reuniu, em 2022, o apoio dos setores público e privado, o apoio das Ordens Profissionais e Associações do setor da construção e do Imobiliário. A Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Ecociaf alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, EastBanc, Fassa Bartolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, Reify., Round Hill Capital, Sanitana, Uponor, Victoria Seguros, PLMJ, e Vogue Homes. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APEMIP, APPII, CPCI, GECoRPA, e Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, ASAVAL, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, RICS e ULI Portugal. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário. A C.Santos VP é a patrocinador automóvel oficial.

Albúm Flickr
Apresentações