Reabilitação
inscrições / pessoas
conferências
oradores
entidades
Superando as melhores expectativas, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contabilizou 11200 inscrições, realizadas por cerca de 1750 pessoas, distribuídas pelas 26 conferências que preencheram a programação deste ano.
Além da estreia do local, a IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa trouxe diversas novidades. Entre elas, o espaço INOVA(RE), um cluster que reuniu algumas das melhores soluções tecnológicas aplicadas à construção, ao imobiliário e os materiais mais inovadores. Acresce a apresentação da 1.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos, uma coorganização da Vida Imobiliária e dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão.
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com a presença de várias figuras do poder central e local, tais como a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves; Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; e Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa.
O evento contou com o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, bem como das principais associações do setor da construção e do imobiliário e um amplo apoio do setor empresarial.
Em jeito de warm-up a conferência ‘A construção modular e industrialização - o desafio de futuro!’, marcou o arranque da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, na manhã do dia 6 de abril.
Um debate que deixou evidente a vontade dos promotores e das indústrias em unir esforços para haver um uso mais frequente desta tecnologia industrial. Saiba mais sobre esta sessão coorganiza pela Vida Imobiliária e pela Casais AQUI.
Promotores, arquitetos e autarquia reconhecem a importância de novos produtos e serviços construtivos que sejam economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, numa altura em que é urgente implementar a mudança. Pode ler mais AQUI sobre as conclusões deste debate, coorganizado pela Vida Imobiliária, pelo LNEC e pelo Grupo Preceram.
O LX Factory recebeu centenas de pessoas na tarde do dia 6 de abril para assistir à sessão de abertura da IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e que contou com a especial participação de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Durante a sua intervenção, Carlos Moedas destacou a importância de «um serviço de urbanismo célere e transparente» para cumprir os objetivos da cidade e que «a nossa aposta é mudar, mudar, mudar». «Sei o que é ser investidor em Lisboa. Tenho a enorme responsabilidade neste mandato de melhorar as coisas, para que o setor tenha o agradecimento que merece e veja as coisas a funcionar de uma forma muito diferente», afirmou. Leia a notícia na íntegra AQUI.
A Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, fez a sua primeira intervenção pública após a tomada de posse do novo Governo na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, no dia 6 de abril, juntamente com Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI. Saiba mais sobre esta intervenção AQUI.
2022 será um «ano de viragem» para a sustentabilidade no setor imobiliário. No rescaldo da pandemia, a ELPRE terá de ser implementada, apesar de todos os desafios. Pode ler mais sobre esta conferência coorganizada pela Vida Imobiliária e pela ADENE AQUI.
No dia 6 de abril, a sessão coorganizada pela ANAI na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa foi palco para a discussão das Normas Internacionais de Avaliação em matéria de sustentabilidade bem como as suas implicações na determinação do valor dos ativos imobiliários. Não deixe de ler a notícia completa AQUI.
44candidatos
A 1.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos recebeu 44 candidaturas. Os 3 finalistas foram apresentados na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.
António do Fundo Ferreira, do atelier Adoff Arquitetos, foi o vencedor da 1.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos, com o projeto Quinta Vale do Conde. Saiba mais AQUI.
«Reiteramos a nossa participação na Semana da Reabilitação Urbana desta vez com uma iniciativa de ver para crer, totalmente direcionada para que os participantes possam esclarecer as suas dúvidas», comentou Pedro Tomás, Técnico Comercial da Fassa Bortolo. Não deixe de ler mais sobre esta sessão prática e que animou a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa AQUI.
Novas formas de construir, com mais segurança, implementando medidas a favor do meio ambiente, foram alguns dos tópicos de discussão na sessão organizada pela UPONOR. Saiba mais AQUI.
A Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta reafirmou o apoio do município à habitação e certificou, durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que a Câmara Municipal de Lisboa terá vários modelos de apoio à produção.
Uma conferência que reuniu os representantes da OA - Ordem dos Arquitectos e do CSCAE - Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España num debate sobre o acesso à habitação, comprovando que este é um desafio comum. Leia a notícia na íntegra AQUI.
Construção e imobiliário visam cooperação e conjugação de esforços para atingir a neutralidade nas cidades. As conclusões resultam da conferência “Mobilidade e edifícios – Cidades neutras em carbono?”, coorganizada pela Vida Imobiliária, pela Ordem dos Engenheiros Técnicos e pela Schmitt Elevadores. Conheça as principais conclusões AQUI.
«Já conhecemos os problemas que existem há décadas. Vamos trabalhar, de uma vez por todas, nas soluções», afirmou Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, que falava durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa promete «clareza, celeridade, comunicação e transparência» no novo mandato. Fique a par das novidades apresentadas durante esta conferência AQUI.
As especialistas desta conferência consideram que há ainda muito a fazer para que Lisboa seja uma cidade mais inclusiva para todas as gerações. E a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa trabalha para dar o exemplo. Não deixe de ler a notícia na íntegra AQUI.
26Conferências
A agenda de 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa foi uma das mais completas dos últimos anos. Entre outros temas mereceram destaque a sustentabilidade, a reabilitação urbana, a construção e o acesso à habitação.
A reabilitação urbana deve ser entendida e encarada como uma intervenção de conservação do património edificado com o principal objetivo de preservar e transmitir às gerações futuras a história da arquitetura de um país e de um povo. Para que esta missão seja bem-sucedida é necessário utilizar conceitos e metodologias focadas na reformulação e beneficiação de carácter construtivo e estrutural. Pode saber mais sobre esta sessão organizada pela MAPEI AQUI.
Estudos recentes demonstram que 75% da energia nos edifícios se perde pela envolvente opaca, o que inclui pavimento, paredes e cobertura. O Grupo Preceram responde com sistemas construtivos e soluções de desempenho melhorado, para pisos, paredes e tetos. Saiba mais AQUI.
Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, apresentou os últimos números do mercado de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa, numa sessão em que o SIR (Sistema de Informação Residencial) esteve em destaque. Conheça AQUI os números da Confidencial imobiliário.
Mais transparência das Câmaras Municipais na partilha de informação sobre os processos de licenciamento, uniformização das regras, digitalização dos procedimentos e responsabilização dos técnicos envolvidos nos projetos é a receita dos especialistas para uma maior simplificação e celeridade nos procedimentos de controlo municipal de operações urbanísticas. As conclusões são do Seminário Jurídico coorganizado pelo Imojuris e Morais Leitão. Saiba mais AQUI.
Há que encontrar «um ponto equilíbrio entre os valores de salvaguarda e os valores de conforto, que os edifícios têm de corresponder», afirmou José Carlos Bessa, no último dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Pode ler a notícia sobre esta conferência coorganizada pela Vida Imobiliária e pelo GECORPA – Grémio do Património AQUI.
O mercado é «mais homogéneo em termos de construção do que em termos de transação», sustentou Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário. O contributo da digitalização para a construção do futuro, e o processo dos custos de construção, foram os dois pontos explorados na conferência ‘Custos de construção & digitalização – desafios e respostas!’ coorganizada pela Vida Imobiliária, pela ECOCIAF e pela A400. Saiba mais AQUI.
Habitação, alojamento local ou residências de estudantes, todos os segmentos pedem mais estabilidade fiscal e legal, para que os investidores possam saber o que esperar, e avancem com a criação de mais oferta.
Conheça as principais conclusões da conferência “Qual a melhor alternativa de investimento, AL, residencial ou residências de estudantes?” coorganizada pela Vida Imobiliária, pela ALP e pela Neoturis, AQUI.
As oportunidades de investimento em novos produtos de inovação na construção e imobiliário existem também em Portugal, e «a dinâmica do empreendedorismo é extraordinária». A tecnologia «deve fazer a ponte entre as necessidades do imobiliário e a sustentabilidade». Pode ler a notícia na íntegra AQUI.
De acordo com a APEGAC, quase 5 milhões de pessoas vivem em condomínio, e cerca de 300.000 edifícios encontram-se em propriedade horizontal, sendo que muitos deles necessitam de obras de conservação. Saiba mais AQUI.
Na perspetiva da indústria dos automóveis, especificamente para a Mercedes-Benz, o futuro da mobilidade será elétrico, e a resistência à compra de automóvel elétrico por parte de alguns consumidores será gradualmente atenuada com investimento em infraestruturas de carregamento. Saiba mais sobre este tema AQUI.
12empresas inovadoras
INOVA(RE) é o novo cluster para aproximar investidores e boas ideias no imobiliário. Em estreia, este ano, na Semana da Reabilitação Urbana reuniu 12 empresas inovadoras nas áreas do imobiliário, construção e materiais.
Concebido para ser um cluster para a tecnologia, sustentabilidade e impacto social, o INOVA(RE) contou com o apoio das capitais de risco: Portugal Ventures, Casa do Impacto e Matching Ventures. Conheça as empresas que marcam presença na estreia do espaço INOVA(RE) AQUI.
Quase a completar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa reuniu, em 2022, o apoio dos setores público e privado, o apoio das Ordens Profissionais e Associações do setor da construção e do Imobiliário. A Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Ecociaf alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, EastBanc, Fassa Bartolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, Reify., Round Hill Capital, Sanitana, Uponor, Victoria Seguros, PLMJ, e Vogue Homes. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APEMIP, APPII, CPCI, GECoRPA, e Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, ASAVAL, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, RICS e ULI Portugal. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário. A C.Santos VP é a patrocinador automóvel oficial.
DIA 6
Isabel Martins, Maria João falcão, Filipa Salvado, LNEC
Ana Catarina Pinheiro, Fundo Ambiental
DIA 7
Juan Antonio Ortiz Orueta, CSCAE
Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais, Câmara Municipal de Lisboa
Manuel Duarte Pinheiro, Instituto Superior Técnico
Miguel Azenha, Universidade do Minho
Ana Vitória Azevedo, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
DIA 8
Cláudia Pinto, Programa ReSist
Vasco Peixoto de Freitas, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
SESSÕES PARALELAS
DIA 6
1.ª EDIÇÃO PRÉMIO JOVENS ARQUITECTOS
VENCEDOR - Adoff Arquitetos, António do Fundo Ferreira
FINALISTA - JQTS, João Quintela
FINALISTA - Bruno Dias Arquitetura, Bruno Rafael Lucas Dias
DIA 7
INOVA(RE) - Sessão Proptech
DIA 8
INOVA(RE) - Sessão Cleantech e Materiais Inovadores
Matter
Woodastic