Empresas

Ikea lança medidas para reduzir o seu consumo energético

Ikea lança medidas para reduzir o seu consumo energético

A Ikea lançou um conjunto de medidas excecionais para reduzir ainda mais o seu consumo energético, sendo que um deles inclui o gesto de desligar a iluminação comercial exterior das suas lojas, depois do seu encerramento. Nos últimos dez anos, a empresa sueca conseguiu uma redução do consumo de eletricidade de mais de 25% por cada m² de loja.

Após o encerramento da lojas Ikea será assim reduzido o horário de iluminação comercial exterior e interior, como os totens de sinalização, fachadas e montras. Serão também feitos ajustes de temperatura em algumas zonas dos edifícios, afinando os set points dos sistemas de climatização. Durante o inverno será ainda reforçada a visibilidade dos produtos e soluções que permitem aos clientes uma maior poupança de energia em suas casas.

«Há vários anos que estamos comprometidos com uma estratégia proativa de mudança positiva do planeta, mas numa altura em que somos confrontados com a crise do setor energético na Europa, acreditamos que as grandes empresas e marcas como a IKEA têm ainda mais a responsabilidade de agir e dar o exemplo. Além disso, queremos também inspirar e capacitar a maioria das pessoas a adotar hábitos de vida mais sustentáveis, incluindo a poupança no consumo de energia no nosso dia a dia em casa», sublinha Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da Ikea Portugal.

A Ikea, com a aquisição do Parque Eólico do Pisco em 2018, que canaliza para a rede de distribuição cerca de 110 MWh anualmente, superou o objetivo de produzir mais energia renovável do que aquela que é consumida nas suas operações em Portugal.

Nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Marshopping Algarve, pertencentes ao Grupo Ingka, serão também implementadas ações excecionais de poupança energética.

PUB
PUB