PNRU

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são conhecidos a 10 de maio

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são conhecidos a 10 de maio

Em 2022, e a celebrar a sua 10.ª edição, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana decorrerá no Pátio das Nações, uma das magníficas salas do Palácio da Bolsa, no Porto.

A cidade Porto volta a acolher a cerimónia, que ali se estreou em 2013, para uma noite memorável, que, para além dos vencedores da edição de 2022 do Prémio, será também apresentada a edição comemorativa dos 10 anos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Um livro de coleção que pretende recordar as intervenções de reabilitação urbana premiadas ao longo desta década, bem como, os profissionais que se envolveram na sua conceção e realização.

Uma noite de festa, que reunirá cerca de 250 convidados, num momento de celebração e de homenagem a quem eleva os padrões da reabilitação urbana em Portugal.

Na corrida ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2022 estão 74 projetos, oriundos de 25 concelhos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, numa dispersão geográfica absolutamente recorde.

A maioria dos projetos a concurso são de uso habitacional (44%), seguem-se os de impacto social (22%), os de turismo (22%) e, por fim, os projetos de comercial e serviços (12%).

A cerimónia, conduzida pela apresentadora Bárbara Guimarães, revelará os vencedores nas 10 categorias a concurso: Melhor Intervenção de Uso Residencial; Melhor Intervenção de Uso Turístico; Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços; Melhor Intervenção de Impacto Social; Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor Intervenção da Cidade do Porto; Melhor Reabilitação Estrutural; Melhor Intervenção de Restauro; Melhor intervenção inferior a 1000 m2; e Melhor Solução de Sustentabilidade.

A difícil tarefa de eleger os melhores coube ao júri do Prémio e que este ano conta com a participação do professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (2017/2019), José Manuel Pedreirinho; o arquiteto e Diretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos. Cinco personalidades de reconhecido mérito e excelência e que certificam a independência, o rigor e a qualidade daqueles que serão os vencedores da edição de 2022.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; da Sanitana, da CIN e da Revigrés na categoria ouro. Em 2022, o Prémio Nacional de reabilitação Urbana conta também com a Mercedes Benz como marca automóvel oficial.

Destacar a colaboração da Adene – Agência para a Energia responsável pela avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria – Sustentabilidade.

Criado com o objetivo de premiar a excelência na reabilitação e regeneração urbanas das cidades portuguesas, esta iniciativa distingue todos os anos alguns dos melhores projetos nacionais, bem como o trabalho dos promotores, arquitetos, engenheiros e construtores que participaram na sua conceção e execução. Lançado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios no nosso país, recebendo desde a sua primeira edição quase 700 intervenções de reabilitação urbana a concurso.

Conheça os 74 candidatos no site oficial do Prémio em premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB