PNRU

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação são anunciados a 30 de maio

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação são anunciados a 30 de maio
Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação são anunciados a 30 de maio.

O mais importante galardão de reabilitação urbana do país está de volta em 2023 para a sua 11ª edição, registando 67 projetos a concurso.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana vai distinguir as melhores intervenções urbanas, tendo em conta fatores como o seu contributo para a qualificação das cidades, o seu impacto na comunidade, a aceitação do mercado, impacto e valor social ou capacidade de induzir mudança no tecido urbano.

Os candidatos distribuem-se de norte a sul do país, oriundos de 21 concelhos: Alcobaça, Barcelos, Barrreiro, Braga, Cascais, Celorico de Basto, Covilhã, Fafe, Guimarães, Ílhavo, Lisboa, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Odeceixe, Porto, Póvoa de Varzim, Tavira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, incluindo ilhas (Madeira). Estão a concurso na edição deste ano intervenções de reabilitação urbana concluídas entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022.

Serão distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, nomeadamente Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção inferior a 1.000 m².

A difícil tarefa de eleger os melhores couberá ao júri que integra o professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); a economista e professora, Ana Paula Delgado; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos, José Manuel Pedreirinho; o arquiteto e professor jubilado, Carlos Prata; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos.

Palácio Nacional da Ajuda acolhe a cerimónia de entrega dos Prémios

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida imobiliária e que conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Saint-Gobain, da Savills e da Victoria Seguros. E, ainda, o patrocínio ouro da Revigrés, CIN, Sanitana e SRS Advogados.

A ADENE, com o apoio na Savills, colabora na avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria de Sustentabilidade.

Acompanhe todas as novidades em https://events.iberinmo.com/event/pnru-2023

PUB
PUB