Semana RU

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa registou 14.000 inscrições

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa registou 14.000 inscrições
A 10ª edição ocupou a maior área de sempre e com o recorde de expositores e entidades envolvidas.

A X edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa foi um sucesso. Entre os dias 29 e 31 de março, o evento, que decorreu na LX Factory, recebeu cerca de 1.850 participantes, que fizeram cerca de 14.000 registos nas várias sessões do evento.

A 10ª edição foi a maior em área, com o recorde de expositores e entidades envolvidas: da consultoria, à construção passando pelos materiais, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa apresentou em 2023 o maior espaço expositivo em 10 anos.

Organizado pela Vida Imobiliária, com o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o maior evento da cidade que celebra a regeneração urbana teve 2 palcos, com mais de 20 sessões de debate, 120 oradores e 15 sessões paralelas.

Um sucesso extraordinário

Presente no último dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, apontou para o facto de esta ser «a 10ª edição, mais de 2.000 pessoas, um sucesso extraordinário». Sublinhou também que «a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é um parceiro incrível em tudo da CML. É uma grande alegria compartilhar ao lado da SCML, uma irmã da CML, trabalhamos em conjunto todos os dias».

Na sua intervenção, o autarca falou em alguns temas abordados no evento, como o da cidade dos 15 minutos. Referiu que «estamos a trabalhar na Câmara e muitas vezes não é muito visível. Tivemos o concelho de cidadãos, trazer as pessoas que não estão na política que podem trazer e decidir ideias com a cidade». Carlos Moedas enfatizou que «trazemos ideias das pessoas para o conceito da cidade dos 15 minutos, e não dos políticos que se acham proprietários do conceito».

Temas em destaque

Para além do tema da cidade dos 15 minutos, tiveram destaque central temas como a necessidade de simplificar o licenciamento urbano, os desafios e as oportunidades do mercado de arrendamento, as novas centralidades para investir e viver na capital e a Lisboa dos Bairros.

Ganharam também protagonismo, no palco da 10ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, temas como a sustentabilidade, economia circular, das comunidades energéticas, assim como a captação e retenção de talento e o consequente impacto desta dinâmica no mercado de escritórios. Tema incontornável, a Semana da Reabilitação Urbana refletiu ainda sobre equilíbrio entre o habitar e o turismo e, em particular, sobre o futuro da atividade na cidade.

11ª edição do PNRU e 2ª edição do PJA

Decorreram as exposições dos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que assinalou a sua 11ª edição, e dos finalistas ao Prémio Jovens Arquitectos, que teve estreia em 2022. O INOVA(RE) regressou para a 2.ª edição, em Lisboa, um espaço que foi um ponto de encontro entre as startups, os investidores e os potenciais clientes.

Marcaram presença na X edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa várias figuras do poder público, como Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação; Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa; Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais, Câmara Municipal de Lisboa; Paulo Pardelha, Diretor de Departamento de Planeamento Urbano, Câmara Municipal de Lisboa; Diogo Moura, Vereador da Cultura, Educação, Economia e Inovação, Câmara Municipal de Lisboa.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Ecociaf, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Schneider Electric e Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE | Neoturis, CIN, Cosentino, EastBanc, Fassa Bortolo, Grupo SANJOSE, Mapei, Morais Leitão, PLMJ, Reify, Round Hill Capital, Sanitana, Savills, Schlüter-Systems Portugal, Smeg, Uponor, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue Homes.

Nos Patrocínios Institucionais alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, IHRU, IMPIC, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos e Ordem dos Arquitectos. Os Apoios Institucionais cabem à ACAI, AHP, ANAI, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, GECoRPA - Grémio do Património, Portugal Ventures, RICS, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.

PUB
PUB