Construção

MVRDV vai construir "Innovation District" em antiga refinaria de Matosinhos

MVRDV vai construir "Innovation District" em antiga refinaria de Matosinhos
Fotografia do Portal de Leça da Palmeira

A MVRDV vai construir uma Innovation District, uma cidade da inovação ligada às energias do futuro. A Galp escolheu assim a empresa holandesa para construir esta cidade da inovação, no terreno onde se situava a antiga refinaria de Matosinhos, no distrito do Porto. De recordar que a construção deste Innovation District já havia sido anunciada em fevereiro deste ano.

Num protocolo de cooperação entre a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a antiga refinaria de Matosinhos dá assim lugar a uma cidade da inovação ligada às energias do futuro.

De acordo com comunicado da Galp, citado pelo idealista/news, «o projeto da MVRDV para regenerar os terrenos da antiga refinaria de Matosinhos foi selecionado pela Galp com o apoio de um painel de peritos altamente qualificados em projetos desta envergadura, com foco nos impactos social, económico e ambiental».

A MVRDV vai liderar a equipa multidisciplinar, composta por mais de 20 especialistas de empresas internacionais como Thornton Tomasetti, LOLA, e nacionais como o OODA e A400. Um masterplan vai ser elaborado por estes 20 especialistas no próximos 12 meses.

Conforme referido pela Galp, este projeto vai criar novas oportunidades de negócio e emprego na comunidade. Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, sublinha que o objetivo é que Matosinhos possa ter «a mais ambiental e tecnologicamente avançada área de atividade económica da eurorregião, que estreite as relações entre a academia e a indústria 4.0 e 5.0, continuando a contribuir para a criação de riqueza e ainda mais para a atração e fixação de emprego».

PUB
PUB