PNRU

Lisboa, Porto, Guimarães, Viseu e Ponta Delgada vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Lisboa, Porto, Guimarães, Viseu e Ponta Delgada vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 foram ontem anunciados, numa cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, cidade anfitriã da décima edição do prémio.

Nesta edição, o Porto arrecadou os prémios nas áreas da reabilitação de comércio & serviços, reabilitação para turismo, reabilitação estrutural (ex aequo com Lisboa) e reabilitação em termos de sustentabilidade. A cidade de Lisboa conquistou os prémios de reabilitação nas categorias de habitação e reabilitação estrutural, ao passo que Guimarães distinguiu-se na reabilitação com impacto social, Viseu o prémio de melhor restauro e Ponta Delgada a melhor reabilitação com área inferior a 1.000 metros quadrados.

Acrescem a estas categorias, as distinções para o melhor projeto no contexto da cidade de Lisboa e o melhor no contexto do Porto, que, nesta edição, coincidem com os dois projetos vencedores ex aequo da melhor reabilitação estrutural.

Conheça a lista completa dos vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022:

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – RESIDENCIAL

Rua Ivens 18-28 (Lisboa)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 - COMERCIAL & SERVIÇOS

Palácio dos Correios (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – TURÍSTICO

Hotel M.Ou.Co. (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 - IMPACTO SOCIAL

Edifício Teatro Jordão e Garagem Avenida (Guimarães)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – CIDADE DE LISBOA

The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – CIDADE DO PORTO

Hotel Eurostars Aliados (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – INTERVENÇÃO INFERIOR A 1000 M2

Casa na Mãe de Deus (Ponta Delgada)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 – INTERVENÇÃO DE RESTAURO

Edifício Municipal Casa da Calçada (Viseu)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL (EX-AEQUO)

The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa)

Hotel Eurostars Aliados (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2022 - SUSTENTABILIDADE

Edifício Litografia Lusitana (Porto)

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é uma iniciativa organizada pela Vida Imobiliária, sendo uma das mais relevantes premiações de excelência no setor imobiliário português, assinalando agora a sua 10ª edição. No decorrer destes dez anos quase 700 intervenções de reabilitação urbana, situados em todo o país, concorreram ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, tendo sido distinguidos 89 projetos em 19 concelhos do país.

Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por cinco personalidades de reconhecido mérito académico e profissional, nomeadamente: o professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra»; o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (triénio 2017-2019), José Manuel Pedreirinho; o arquiteto e Diretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos. De destacar ainda a colaboração da Adene – Agência para a Energia responsável pela avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria de Sustentabilidade.

A concurso estiveram dez categorias, sendo elegíveis projetos concluídos entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, com a condição de que não tenham sido candidatos em edições anteriores do Prémio. As categorias a concurso compreendem: 1) Cidade de Lisboa; 2) Cidade do Porto; 3) Impacto Social; 4) Residencial; 5) Turismo; 6) Comércio & Serviços; 7) Reabilitação Estrutural; 8) Restauro; 9) Intervenção inferior a 1.000 m2; 10) Sustentabilidade.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; da Sanitana, da Revigrés e CIN na categoria ouro.

Saiba mais sobre o PNRU.

Veja ou reveja as fotografias da cerimónia de Entrega dos Prémios no Flickr da Vida Imobiliária.

PUB
PUB