PNRU

Jasmim 11 é candidato ao Prémio de melhor Reabilitação de uso Residencial

Jasmim 11 é candidato ao Prémio de melhor Reabilitação de uso Residencial
Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023 encerram a 13 de fevereiro.

Trata-se da reabilitação e recuperação de um edifício de habitação plurifamiliar, cuja construção inicial deverá datar de 1763, situado na Rua do Jasmim, no Príncipe Real.

O projeto desenvolvido pelo arquiteto Vasco Pinheiro, do atelier Santos Pinheiro Arquitectos Associados, criou um fogo habitacional por piso, com tipologias de T1 a T4.

Jasmim 11, interior
Jasmim 11, interior

Jasmim 11, exterior
Jasmim 11, exterior

A fachada com revestimento azulejar destaca-se neste edifício, cuja obra de reabilitação foi promovida por Alexandre Gregoire Etienne Bernand e realizada pela construtora ECBuild. Uma intervenção concluída em outubro de 2022.

Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana terminam a 13 de fevereiro

O período de candidaturas decorre até 13 de fevereiro de 2023, seguindo-se o processo de validação dos candidatos, nos termos fixados no regulamento do Prémio. Todas as candidaturas validadas serão depois objetivo de análise por um júri independente, constituído pela professora e economista Ana Paula Delgado; pelo arquiteto e professor Jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Carlos Prata; pelo arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (triénio 2017-2019) José Manuel Pedreirinho; pelo professor Raimundo Mendes da Silva; e pelo engenheiro e Presidente da AICCOPN e da CPCI Manuel Reis Campos.

Destacar a colaboração da Adene – Agência para a Energia responsável pelo apoio ao júri na seleção do vencedor na categoria Prémio Nacional de Reabilitação Urbana - Melhor Solução de Sustentabilidade.

O prémio recebeu cerca de 700 projetos candidatos, ao longo das suas anteriores edições, reconhecendo 86 projetos vencedores localizados em Lisboa, Porto, Cascais, Guimarães, Oeiras, Coimbra, Braga, Sintra, Matosinhos, Évora, Melgaço, Carvoeiro, Arouca, Marco de Canaveses, Tomar, Foz do Tua, São Pedro do Sul e Ponta Delgada.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios já confirmados da Saint-Gobain, da Schmitt+Sohn Elevadores, da Savills e da Victoria Seguros na categoria platina.

Saiba mais em premio.vidaimobiliaria.com. Inscrições disponíveis online.

PUB
PUB