Concurso Público

IHRU lança concurso para reabilitar antigo prédio militar no Porto

IHRU lança concurso para reabilitar antigo prédio militar no Porto
Imagem ilustrativa.

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana lançou um concurso para a aquisição do projeto de arquitetura para a reabilitação do antigo edifício militar na Avenida de França, no Porto. O IHRU pretende construir 36 fogos para arrendamento acessível no prédio que se localiza na Avenida de França, próximo da estação do metro da Casa da Música, no Porto.

No Programa Preliminar do procedimento, consultado pela Lusa, citado pelo Idealista/news, o IHRU vai criar «um conjunto de fogos para serem disponibilizados no âmbito dos programas de arrendamento acessível». O valor máximo para o custo da empreitada situa-se nos cinco milhões de euros, sem IVA.

O IHRU destaca enquanto objetivos o aumento da oferta de soluções de arrendamento no mercado, como também a «valorização da imagem do imóvel», cita o mesmo meio.

O edifício encontra-se devoluto desde data incerta e a sua degradação tem progredido com o tempo. Para além dos fatores ambientais em presença, o edifício tem sido submetido a atos de vandalismo, podendo ser considerado, atualmente, um elemento dissonante na paisagem e um fator de insegurança para a área”, assinala o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

O projeto de arquitetura deverá incluir a criação de 36 fogos, sendo cinco de tipologia T3 e 18 de tipologia T2, nos sete pisos destinados a habitação (ao qual se soma o piso 0). O edifício conta ainda com duas caves, cada uma com 880 metros quadrados para estacionamento e arrecadações.

O projeto prevê ainda a reabilitação da fachada do edifício, bem como a reformulação de todas as redes técnicas que servem o edifício, adianta o IHRU. De referir que este antigo prédio militar no Porto situa-se num terreno com 1.155 metros quadrados. Em 2021, foi um dos oito imóveis que passou da Defesa Nacional para o IHRU.

PUB
PUB