Semana RU

Construção sustentável em destaque no último dia da Semana da Reabilitação Urbana

Construção sustentável em destaque no último dia da Semana da Reabilitação Urbana

Esta quinta-feira, dia 24 de novembro, a última jornada da Semana da Reabilitação Urbana do Porto arranca no Palácio da Bolsa com o tema da “Inovação e Sustentabilidade – os novos materiais e a certificação ambiental no financiamento”.

Com a necessidade de redução de pegada de carbono, a construção modular, novos materiais compósitos, a economia circular e a reutilização de materiais são uma exigência de futuro, e o alinhamento com os sistemas de certificação ambiental e o financiamento verde são uma realidade. É o que vai debater esta sessão organizada pela A400, pela Reynaers e pela VI.

A encerrar a manhã, “A cidade pós-pandemia, o que mudou e lições para o futuro” dá o mote à discussão, na sessão organizada pela Câmara Municipal da Maia, OASRN, S+ Elevadores e VI, para perceber o que mudou na nossa abordagem à cidade e na forma como a vivemos. Descobrimos que trabalhar em casa é agora mais viável? Como compatibilizar o trabalho com a vivência em casa, que novos espaços são agora precisos? A cidade dos 15 minutos é agora uma aspiração mais real?

Depois de almoço, será apresentado o projeto Pulsar, a nova unidade de missão para refletir sobre o futuro e o destino de toda uma região, que é o motor económico e empreendedor do país. A conferência“Pulsar – O desafio do Norte liderar o seu destino. A oportunidade de uma fileira da construção sustentável” vai debater quais as metas e como operacionalizar esta grande ambição, numa altura em que a colaboração entre os Municípios é uma premissa essencial e a presença conjunta em eventos internacionais de investimento imobiliário é um passo de grande relevo, que está já a acontecer. Esta sessão é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela Câmara Municipal do Porto, pela Predibisa e pela VI.

A agenda de conferências fecha com a apresentação do caso de estudo da reabilitação do Mercado do Bolhão, pela Câmara do Porto. Depois de quatro anos de obras de reabilitação e modernização, o emblemático edifício foi devolvido aos vendedores e à cidade fiel à sua natureza, um mercado de frescos, mas munido de novas valências necessárias para assegurar a posição do Bolhão como património económico, social e cultural da cidade. Um projeto âncora, cuja reabilitação e modernização são aqui analisados.

Realizam-se no Auditório do Piso 2 quatro sessões paralelas ao longo do dia, sobre os temas “Os elevadores como elemento-chave na reabilitação de edifícios”, “Zona de pressão urbanística de Matosinhos – Ensaio metodológico”, “A reabilitação é uma coisa séria” e “Maia Magnética”.

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto encerra com a transmissão, no Palácio da Bosla, do primeiro jogo da seleção nacional de futebol no Mundial do Qatar.

Consulte a agenda completa do evento e garanta a sua inscrição gratuita aqui.

PUB
PUB