Revive

Concurso internacional para reabilitação do Palácio do Bussaco vai ser lançado este ano

Concurso internacional para reabilitação do Palácio do Bussaco vai ser lançado este ano
Palácio do Bussaco

O concurso internacional que pressupõe a reabilitação do Palácio do Bussaco vai ser lançado ainda este ano, garantiu este domingo o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte.

«Este concurso está numa fase muito avançada, estimando-se que seja lançado até ao final do ano. No próximo ano haveremos de ter candidato para execução da obra física, que irá dotar todo este espaço de melhores condições», refere o presidente da fundação, citado pelo Observador.

Localizado na Mata Nacional do Bussaco, na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, no distrito de Aveiro, o Palácio Hotel vai ser alvo de uma recuperação integral do edifício, no âmbito do Programa Revive.

«Mantendo sempre a sua traça, o edifício vai ser alvo de intervenções ao nível de todas as canalizações, embrechados, telhados, sistemas de ventilação e aquecimento. Falamos de uma obra com um valor que não sei precisar, pois ainda não está fechado, mas que será de muitos milhões de euros», indica Guilherme Duarte.

O presidente da Fundação Mata do Bussaco refere ainda que «vamos deixar de ter ruínas dentro da Mata. É uma grande obra, que irá demorar algum tempo, mas que vai ser uma realidade. Conta com o envolvimento e o empenho da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Instituto do Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e da Direção Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal da Mealhada»

De recordar que o programa Revive, lançado em 2016, tem como objetivo a recuperação de imóveis públicos devolutos por privados.

PUB
PUB