Revive

Concurso de concessão do Colégio de São Fiel lançado a 20 dezembro

Concurso de concessão do Colégio de São Fiel lançado a 20 dezembro
Colégio de São Fiel. Fotografia retirada do site do programa Revive.

O Turismo de Portugal anunciou, na sua página oficial, o lançamento do concurso de concessão do Colégio de São Fiel, no próximo dia 20 de dezembro, no âmbito do Programa Revive.

Localizado em Louriçal do Campo, Castelo Branco, o imóvel foi construído na segunda metade do século XIX. Insere-se numa vasta propriedade arborizada, articulado em diversas alas de planta retangular, com dois ou três pisos e um torreão, pode ler-se no site do Turismo de Portugal.

Para além de importantes laboratórios e equipamentos de ensino, o colégio possuía um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário. A área a afetar a uso turístico é a totalidade do imóvel (excluindo a área do campo de jogos e piscina), indica o Turismo de Portugal.

O Colégio de São Fiel foi um dos imóveis largamente afetados pelo incêndio de 15 de agosto de 2017, que devastou uma boa parte dos seus 14 mil metros quadrados. O imóvel já tinha sido lançado em concurso de concessão, no âmbito do Programa Revive, todavia nos dois processos concursais não houve nenhum concorrente.

O presidente da autarquia de Castelo Branco, citado pelo Publituris, admite que «preocupa-nos o estado em que se encontra» o imóvel e espera que «haja propostas e uma boa solução».

Assim sendo, o Governo e a Câmara Municipal de Castelo Branco estão a tentar novamente a reabilitação do colégio, que já foi um orfanato e uma escola dos Jesuítas.

A sessão de lançamento terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco. O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, fará o encerramento da cerimónia.

De recordar que o programa Revive, lançado em 2016, tem como objetivo a recuperação de imóveis públicos devolutos por privados.

PUB
PUB