Residências de Estudantes

Braga quer transformar Fábrica Confiança em residência de estudantes

Braga quer transformar Fábrica Confiança em residência de estudantes

A Câmara Municipal de Braga apresentou uma manifestação de interesse ao Plano de Recuperação e Resiliência para transformar a antiga Fábrica Confiança numa residência de estudantes, que recebeu luz verde para passar à fase seguinte da candidatura, em que o projeto será efetivamente submetido a financiamento.

Conforme refere a autarquia no seu site, «o município apresentou, no dia 28 de Fevereiro deste ano, esta manifestação de interesse ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, em resposta a um aviso do Plano de Recuperação e Resiliência». Esta proposta foi classificada em 14º num total de 154 manifestações admitidas.

Com a adaptação, reabilitação e ampliação do edifício da antiga fábrica de sabonetes, a Câmara de Braga pretende criar mais de 750 camas «a preço regulado» que podem estar disponíveis a partir de dezembro de 2024. Um projeto que envolve também a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A autarquia lembra que «a disponibilização de alojamento para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência, de forma condigna e a preços acessíveis, é essencial e prioritária para o alargamento e a democratização do acesso ao ensino superior, sendo um dos desígnios assumidos pelo Município o de mitigar a escassez desta oferta».

Os valores estimados nesta fase apontam para um financiamento a 100% de 22,7 milhões de euros, que podem chegar a 26 milhões.

PUB
PUB