Tecnologia

Antigo matadouro de Viana renasce como centro de ciência e arte

Antigo matadouro de Viana renasce como centro de ciência e arte
Antigo matadouro de Viana do Castelo. Captura do Google Maps.

O antigo matadouro de Viana do Castelo vai dar lugar a um novo centro de tecnologia, ciência e arte, até 2027. O processo de reconversão do antigo matadouro municipal, devoluto há 34 anos, terá início no final do ano, num investimento de seis milhões de euros, de acordo com a Lusa, citada pelo Idealista/news.

A execução do futuro Viana S+T+ARTS Centre, nome que lhe foi atribuído, foi aprovada no âmbito do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, garantindo um financiamento de cerca de cinco milhões de euros dos fundos de Coesão da União Europeia. O projeto vianense foi o único português entre os 14 premiados no âmbito da IUE.

Em julho de 2027, o projeto estará implementado e começará a funcionar sem financiamento. Para julho deste ano, estão previstos a apresentação pública da obra que tem por objetivo atrair e fixar jovens profissionais qualificados e o lançamento do concurso público para a sua execução. Com 2.507 metros quadrados de área, o antigo matadouro vai ser requalificado «usando abordagens circulares, energeticamente eficientes e neutras em carbono»

O Viana S+T+ARTS Centre será um «espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e inteligência artificial, tratamento de dados, demonstrações científicas, educação para a ciência, tecnologia e arte, exposições, residências para profissionais, incubadora de eco-startups, espaços públicos de interação, entre outros»

A criação do centro nasceu da «reutilização criativa do antigo matadouro municipal», numa «abordagem que reúne história, património e renovação urbana, promovendo a requalificação urbana e a inclusão social na zona».

PUB
PUB