Värde Partners quer vender Imopólis por €250M

Värde Partners quer vender Imopólis por €250M
Edifício Adamastor. Fotografia retirada do site da Imopólis.

A Värde Partners pretende vender a sociedade gestora portuguesa Imopólis. Os norte-americanos já tinham tentado vender a Imopólis em 2022, contudo receberam apenas quatro propostas e bastante abaixo do valor pedido, dos cerca de 250 milhões de euros, avançou o Eco esta quarta-feira, junto de fontes do mercado imobiliário.

A empresa norte-americana tem como objetivo desinvestir no mercado imobiliário da Europa, assim sendo, continua a procurar por um possível comprador para a Hexapólis, uma sociedade que detém a Imopólis e o complexo de escritórios Burgo, no Porto.

A Värde Partners comprou estes ativos aos britânicos da JP Morgan por cerca de 187 milhões de euros, em 2018. As quatro propostas que os norte-americanos receberam, quando foi lançado no mercado o processo de venda da Hexapólis no primeiro semestre do ano transato, foram na maioria de fundos internacionais.

As propostas situavam-se ligeiramente acima dos 150 milhões de euros, valor bastante abaixo do pedido pelos norte-americanos, revela o ECO.

As consultoras, que estão envolvidas na operação, estão a tentar que a empresa reduza a fasquia que pretende, de 250 milhões de euros, para assim tentar facilitar um possível negócio.

De sublinhar que a Hexapólis detém a sociedade gestora Imopólis que, por sua vez, detém o fundo imobiliário Imodesenvolvimento. Neste fundo estão ativos avaliados em cerca de 165,9 milhões de euros, de acordo com a CMVM: o Edifício Adamastor, situado no Parque das Nações, avaliado em cerca de 52,5 milhões de euros; o Parque Suécia, avaliado em cerca de 58,5 milhões de euros; o Parque Holanda, avaliado em cerca de 49,4 milhões de euros; o edifício Terraços de Bragança, avaliado em cerca de 2 milhões de euros; as Galerias Alto da Barra, avaliadas em cerca de 3,32 milhões de euros; um terreno em Linda-a-Velha, avaliado em cerca de 3,7 milhões de euros.