Eficiência Energética

Só 8,7% dos Vales Eficiência concedidos foram efetivamente usados

Só 8,7% dos Vales Eficiência concedidos foram efetivamente usados

As famílias estão a ter dificuldades em usar os Vales Eficiência atribuídos pelo Governo para fazer obras de melhoria da eficiência energética nas suas casas, e só 8,7% dos vales concedidos desde o verão passado já foram usados.

Através do programa Vale Eficiência, o Governo concede cheques de 1.300 euros para obras de eficiência energética em casa. Estas intervenções devem ser feitas por empresas parceiras do programa inscritas na listagem pública do Fundo Ambiental, que eram cerca de 170 no final do ano passado. Mas, segundo o JN, muitas delas não estão a responder a pedidos de orçamento e recusam obras, justificando a decisão com a indisponibilidade devido ao elevado volume de trabalho que têm em mãos, ou que o serviço em causa não compensa.

O Governo já concedeu 5.020 vales eficiência desde agosto de 2021, mas apenas 438 foram usados. O Ministério do Ambiente garante que o Fundo Ambiental está a par da situação e que «está a fazer a inventariação dos fornecedores», cita o Eco. E avança que, durante as sessões de esclarecimento, as empresas «são avisadas de que tal representa um incumprimento».

PUB
PUB