Projetos

Sesimbra vai receber projeto turístico, um investimento de cerca de €400M

Sesimbra vai receber projeto turístico, um investimento de cerca de €400M
Sesimbra

Foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de Sesimbra, por unanimidade, o licenciamento de loteamento para empreendimento turístico, que prevê a construção de uma unidade hoteleira, dois aldeamentos turísticos e áreas de equipamento cultural e desportivo de apoio às unidades turísticas instaladas, na Herdade do Cabeço da Pedra, de acordo com o Setubalense.

O projeto turístico, reconhecido como de Potencial Interesse Nacional, trata-se de um investimento de cerca de 400 milhões de euros, que vai gerar mais de 700 postos de trabalho diretos e garantir um conjunto de infraestruturas essenciais ao município, entre as quais a construção da Estrada dos Almocreves, entre Maçã e a Quinta do Conde, considerada fundamental para a coesão territorial do município.

Este projeto integra a área de Intervenção do Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra, em concordância com o Plano Diretor Municipal, e com declarações de impacte ambiental válidas.

A autarquia refere que a sua capacidade construtiva, «garantida por via do Plano de Pormenor e do Plano Diretor Municipal, é de 650 mil metros quadrados, o que significa que caso os proprietários quisessem utilizar toda estas áreas poderiam fazê-lo», cita o mesmo jornal. Contudo, «o presente contrato, negociado com o município, abrange apenas 138 mil metros quadrados, que corresponde a cerca de 20 por cento do que permite o PPZSMS, e menos de metade daquilo que a proposta de revisão do novo PDM permitirá, que reduzirá a capacidade construtiva em 50 por cento».

A CCDR já recebeu a proposta que está agora em «fase de apreciação pelas várias entidades envolvidas, não havendo ainda data definida para a eventual discussão pública e consequentemente para a sua entrada em vigor».

PUB
PUB