Estatísticas

Produção na construção sobe em dezembro na Zona Euro e UE

Produção na construção sobe em dezembro na Zona Euro e UE
Fotografia de Jason Goh, Pixabay.

A produção na construção registou um aumento de 1,9% na zona euro e de 2,4% na União Europeia em dezembro de 2023, quando comparado com dezembro de 2022.

De acordo com as últimas estimativas divulgadas pelo Eurostat, em Portugal a subida anual foi de 5,6% e, em termos mensais, verificou-se um aumento de 0,8%.

Face a novembro, verificou-se um aumento de 0,8% na produção na construção na área do euro e de 1,3% na União Europeia, observando-se uma recuperação após uma ligeira queda registada em novembro, quando a produção diminuiu 0,4% na área do euro e 0,5% na UE.

Na zona euro, em dezembro de 2023, a construção civil registou um aumento de 1,1%, ao passo que a engenharia civil verificou uma diminuição de 0,6%. Na União Europeia, a construção civil teve um aumento ligeiramente superior, de 1,4%, enquanto a engenharia civil registou uma queda de 1,1%.

Entre os estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os aumentos mensais mais elevados na produção na construção foram registados na Roménia (+10,3%), Polónia (+8,5%) e Hungria (+5,0%). Por outro lado, os maiores recuos foram observados na Eslováquia (-10,0%), Alemanha (-3,4%) e Áustria (-1,9%).

Em dezembro do ano transato, a construção civil aumentou 1,3% na zona euro, face ao período homólogo do ano anterior, enquanto a engenharia civil registou um crescimento ainda mais expressivo, de 4,7%. Na União Europeia, os aumentos foram de 1,1% e 4,1%, respetivamente.

Entre os Estados-Membros, os aumentos anuais mais elevados na produção na construção foram observados na Roménia (+30,7%), Polónia (+18,9%) e Bélgica (+10,7%). Quanto às maiores diminuições, foram registadas na Eslováquia (-10,4%), Áustria (-8,7%) e Suécia (-6,1%).

PUB
PUB