Estatísticas

Produção na construção desce em novembro na Zona Euro e UE

Produção na construção desce em novembro na Zona Euro e UE
Fotografia de Igor Starkov, Pexels.

A produção na construção recuou, em novembro do ano passado, 2,2% na zona euro e 2,1% na União Europeia (UE) na variação homóloga. São as estimativas divulgados, esta quinta-feira, pelo Eurostat. Face a outubro, a produção na construção recuou 1% em novembro, na Zona Euro e na União Europeia.

Produção na construção cresceu em Portugal

Em Portugal, por outro lado, registou-se um aumento na produção na construção, com um crescimento de 4,6% em novembro, face ao mesmo mês de 2022, e uma ligeira elevação de 0,1% na comparação mensal.

Ao analisar por setor da construção e por Estado-Membro, na Zona Euro, a construção de edifícios diminuiu 1,2%, e a engenharia civil reduziu 0,4% em novembro, face ao mês anterior. Na União Europeia, a construção civil teve uma redução de 1,1%, a passo que a engenharia civil diminuiu 0,2%, estima o serviço estatístico europeu.

Entre os Estados-Membros para os quais há dados disponíveis, as maiores reduções mensais ocorreram na República Checa (-3,8%), Alemanha (-2,9%) e Hungria (-2,6%). Em contrapartida os maiores aumentos foram registados na Roménia (+2,6%), Eslováquia (+2,4%), Bélgica e Espanha (ambos +1,1%).

Na comparação em cadeia (novembro de 2023 face a igual mês de 2022) a construção de edifícios na Zona Euro recuou 2,4%, a passo que se verificou uma redução de 1,0% na engenharia civil. Na UE, a construção civil registou uma diminuição de 2,5%, contrastando com um aumento de 0,2% na engenharia civil.

Entre os Estados-Membros, as maiores reduções anuais ocorreram na Hungria (-12,8%), Finlândia (-6,9%) e República Checa (-6,5%), ao passo que os maiores aumentos foram registados na Roménia (+14,4%), Eslovénia (+11,6%) e Espanha (+9,7%).

PUB
PUB