Prémios

Prémios Sustentabilidade e Investigação recebem candidaturas até 5 de junho

Prémios Sustentabilidade e Investigação recebem candidaturas até 5 de junho

A 2ª edição dos Prémios Sustentabilidade e Investigação (PSI) vai receber candidaturas até ao próximo dia 5 de junho. A Ordem dos Arquitectos irá atribuir os prémios, nas duas categorias – Obra e Investigação – no âmbito da renovação da assinatura do Protocolo estabelecido com o Fundo Ambiental.

Na edição deste ano, estão reservados, para além da distinção dos galardões, 20 mil euros para o vencedor do Prémio Obra e 10 mil euros para a candidatura vencedora do Prémio Investigação.

Os Prémios Sustentabilidade e Investigação são atribuídos através de um concurso nacional com periodicidade anual, e são organizados pelo Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos (OA) em duas categorias simultâneas – Obra e Investigação.

Os prémios visam distinguir arquitetos autores de obras e dissertações, teses e artigos que contribuam significativamente para a reflexão, sensibilização e incentivo dos modelos de sustentabilidade e ecoeficiência na arquitetura.

Uma vez que a qualidade de vida dos ambientes construídos é um elemento central na construção de um futuro mais ecológico e sustentável para todos, e tendo a Arquitetura um papel de mediação entre os anseios socioculturais e a aplicação prática dos avanços científicos e tecnológicos no funcionamento dos habitats humanos, a OA e o Governo renovaram o protocolo do Fundo Ambiental para lançar várias iniciativas no sentido de impulsionar a criação de conhecimento, inovação e investigação científica ou a criação de soluções arquitetónicas mais sustentáveis e ecológicas.

Prémio Obra

A 2ª edição dos prémios, este ano com o valor de 20 mil euros, irá eleger uma obra construída nos últimos dois anos, entre 2021 e 2022, e que na solução arquitetónica demonstre terem sido traduzidas algumas questões referenciais para se aferir da ecoeficiência do edificado.

Prémio Investigação

Este galardão, no valor de 10 mil euros, irá distinguir teses de Doutoramento ou Pós-Doc, publicações ou monografias, que se concentrem em questões socioculturais, investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT), cujo eixo esteja diretamente ligado a temáticas da ecologia e/ou sustentabilidade dos ambientes construídos. O trabalho teórico deverá ter sido executado nos últimos dois anos, entre 2021 e 2022.

PUB
PUB