Porto

Porto cria 270 novas camas para estudantes

Porto cria 270 novas camas para estudantes
CMP

A Câmara Municipal do Porto e a Universidade do Porto vão avançar com novos projetos de residências de estudantes na cidade, que aumentarão a oferta em 270 camas.

O primeiro destes novos projetos estará a funcionar já no próximo ano letivo. Trata-se de uma residência situada na rua da Bainharia, espaço cedido e renovado pela autarquia, que vai disponibilizar 20 camas.

No site da CMP pode ler-se que «o acordo já está fechado e surge no âmbito de um projeto piloto de gestão partilhada de residências de estudantes estabelecido entre o Município, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto».

Por outro lado, os planos incluem a construção de uma residência no Morro da Sé, com 6.750 metros quadrados e um investimento de 7 milhões de euros, e de outra no Monte Pedral (Constituição), com 5.000 metros quadrados e um investimento estimado entre os 6 e os 6,5 milhões de euros. «Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos», avança a CMP.

A CMP e a UPorto estão a ponderar fazer candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência para mobilizar fundos comunitários para a construção em parceria destas duas residências.

Estas candidaturas foram analisadas nos últimos dias numa reunião entre o autarca Rui Moreira e o reitor da UPorto, António Sousa Pereira.

PUB
PUB