Prémios

NBI é grande vencedora dos Prémios Sacyr para a Inovação

NBI é grande vencedora dos Prémios Sacyr para a Inovação

A solução apresentada pela NBI para ajudar a Sacyr na avaliação e valorização do capital natural e dos seus impactos garantiu à empresa portuguesa o primeiro lugar neste galardão atribuído pela Fundação Sacyr; sendo a proposta, entre as 245 ideias apresentadas, que melhor se adequa a um dos quatro desafios lançados no âmbito do programa de inovação Sacyr iChallenges. A BC3 Research Centre Basque for Climate Change (Espanha) e a Creando Redes (Espanha) foram os outros finalistas.

A alemã Heliatek ficou em segundo lugar nesta competição que recebeu ideias oriundas de 25 países, graças à sua tecnologia de soluções fotovoltaicas orgânicas; apresentando um projeto que responde ao desafio de criar instalações, como campos universitários, que sejam eficientes do ponto de vista energético e reduzam a sua pegada de carbono.

Uma ferramenta para fazer a avaliação do capital natural e os impactos nos serviços ecossistémicos dos projetos da Sacyr, a solução disponibilizada pela NBI responde ao desafio lançado pelo Sacyr iChallenges no que diz respeito à medição do impacto ecológico das atividades da empresa. Agora, a Sacyr e a NBI irão realizar um projeto piloto em La Palma, nas ilhas Canárias, em Espanha, onde há três meses existe um vulcão ativo que está a alterar o aspeto da ilha.

Nos últimos anos, a Sacyr tem estendido a inovação a todos os colaboradores e a agentes externos, sublinhou o seu presidente, Manuel Manrique, destacando que «a prova do sucesso desta estratégia é a grande adesão que temos tido aos desafios que lançámos na Sacyr iChallenges e o prestígio destes Innovation Awards, que já se encontram na sua décima primeira edição». No seu entender, «com a inovação, podemos responder melhor aos nossos clientes e às suas necessidades presentes e futuras, cada vez mais focados na sustentabilidade».

PUB
PUB