MatosinhosHabit

MatosinhosHabit adota medidas para atingir neutralidade carbónica em 2030

MatosinhosHabit adota medidas para atingir neutralidade carbónica em 2030
Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, esteve presente na sessão de trabalho.

Matosinhos quer antecipar a descarbonização prevista para o ano de 2050. Assim, na sessão de trabalho do plano estratégico «Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030», participada pela MatosinhosHabit, a empresa traçou um plano de ação com medidas e soluções para reduzir em 85% as emissões de carbono e limitar a subida média de temperatura em 1,5oC no concelho. O grande objetivo é atingir a neutralidade carbónica em 2030.

Estiverem presentes na sessão de trabalho a presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, a vereadora do Ambiente e da Transição Energética e Presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares, a administradora da MatosinhosHabit, Helena Vaz, o diretor executivo da Agência de Energia do Porto, Rui Pimenta e representantes das uniões das freguesias.

Na sessão de trabalho do plano estratégico foram analisadas quatro áreas de atuação: energia, mobilidade sustentável, ação do município e envolvimento das partes interessadas e financiamento. Para além disso, foram definidas também várias iniciativas para dinamizar e motivar a participação da comunidade no processo de descarbonização do concelho.

Ações da MatosinhosHabit

A intervenção no edificado municipal gerido pela MatosinhosHabit conta com várias práticas sustentáveis e de poupança energética. Exemplos disso são a utilização de materiais de construção recicláveis, resistentes e eficientes, que contribuem, direta ou indiretamente, para a redução das emissões de carbono.

A reabilitação do Conjunto Habitacional da Guarda FFH, em Perafita, é um exemplo prático das várias práticas sustentáveis e de poupança energética realizadas pela MatosinhosHabit no edificado municipal gerido pela empresa.

Este conjunto habitacional trata-se de um projeto de beneficiação energética de 12 habitações, incorporando materiais mais eficientes e recorrendo a sistemas de poupança de energia e de eficiência térmica como, por exemplo, o sistema térmico de isolamento exterior (ETICS) e o sistema de águas quentes solares (AQS). A 2ª fase desta obra arranca em março de 2023 e ficará concluída no primeiro trimestre de 2024, prevendo um investimento total de 1.175 milhões de euros.

PUB
PUB