Empresas

Lisboa recebe Fábrica de Inteligência Artificial da Microsoft

Lisboa recebe Fábrica de Inteligência Artificial da Microsoft
Fotografia de efes, Pixabay.

A capital portuguesa foi a cidade escolhida pela Microsoft para lançar a sua nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial. Em parceria com a Accenture, a Avanade – joint venture entre a consultora e a tecnológica – e a Fábrica dos Unicórnios (Unicorn Factory Lisboa), a Microsoft vai criar uma AI Innovation Factory na zona de Alvalade, em Lisboa.

O projeto, que ainda está em fase de construção, só deverá ficar concluído daqui a cerca de nove meses, segundo a Lusa, citada pelo Jornal Económico. A iniciativa foi anunciada no evento Building the Future 2024 por Manuel Dias, CTO da Microsoft Portugal.

Microsoft quer acelerar Inteligência Artificial em Portugal

A criação desta fábrica visa acelerar a adoção de Inteligência Artificial (IA) nas empresas públicas e privadas em Portugal e fazer a interligação ao ecossistema de startups. Compromete-se também a desenhar planos personalizados para as organizações e dar formação para estas competências digitais.

Trata-se de «uma plataforma para inspiração e ideação, com acesso a demonstrações e casos reais, onde especialistas de indústria e tecnologia serão facilitadores na identificação de oportunidades e priorização de casos de uso, seguindo as melhores práticas do mercado, apoiados em metodologias comprovadas de design thinking», refere a Microsoft.

Apesar de, no futuro, ficar instalada no hub de IA da Fábrica dos Unicórnios, com cerca de 200 metros quadrados, até lá prosseguirá o programa nos escritórios da Microsoft no Parque das Nações ou nos de parceiros, com um programa composto por três verticais: inspirar e imergir, dos tais workshops, demonstrações e experiências imersivas; visão e roadmap, de sessões de estratégia para desenho de roadmap (casos de uso) e adoção e dimensionamento.

Já o terceiro inclui «sessões de design de arquitetura para listar os requisitos técnicos de uma solução, incluindo o âmbito inicial, workshops de protótipos rápidos para implementar ideias-chave em dois-três sprints e um programa de competências que inclui certificações», esclareceu fonte oficial da Microsoft Portugal ao mesmo jornal.

PUB
PUB