Fotovoltaico

Iberdrola arranca construção de complexo fotovoltaico de 28 milhões

Iberdrola arranca construção de complexo fotovoltaico de 28 milhões

A espanhola Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, deu inicio à construção do complexo fotovoltaico de Montechoro, em Albufeira, no Algarve. Este projeto representa um investimento de mais de 28 milhões de euros, de acordo com comunicado avançado no site da empresa.

A empresa inicia, assim, a instalação do complexo fotovoltaico Montechoro I e II, com 11,57 e 25 MW, respetivamente, no sul de Portugal. O projeto, que vai criar até 200 empregos, ocupados em sua maioria por trabalhadores locais, vai gerar 20.000 MWh de energia verde local por ano para abastecer cerca de 15.000 residências.

A Iberdrola informa que estas usinas, com uma capacidade total instalada de 37 MW, evitarão a emissão de 42.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

«Ao todo, serão equipadas com mais de 64.500 painéis bifaciais que, por terem duas superfícies sensíveis à luz, permitem uma maior produção sem aumentar o número de placas. Desta forma, poderão gerar 20.000 MWh de energia verde local por ano para abastecer cerca de 15.000 residências, o equivalente à metade da população da cidade de Albufeira», em comunicado.

A previsão é que o complexo entre em operação no final de 2023. Nos próximos anos, a empresa espanhola prevê investir em Portugal 3 mil milhões de euros em energia eólica e solar.

Central fotovoltaica Fernando Pessoa: o maior projeto fotovoltaico da Europa

De destacar a construção da usina fotovoltaica Fernando Pessoa que «será o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo», indica a Iberdrola. Com 1.200 MW de potência, a usina situa-se no município de Santiago de Cacém e deverá entrar em operação em 2025.

A empresa pretende ainda arrancar, nos próximos meses, com a construção das usinas solares Carregado (62 MW) em Alenquer (Lisboa) e Estoi (83 MW) no Algarve, que também incluirá armazenamento de baterias e que estará operacional em 2024.

PUB
PUB