Pacote Mais Habitação

Governo vai lançar 2 concursos para construção modular

Governo vai lançar 2 concursos para construção modular

O Governo vai lançar dois concursos para construção modular: um em Lisboa e outro no Porto. No total, vão ser disponibilizadas 420 casas pré-fabricadas nos dois principais centros urbanos do país. Esta é uma das medidas que constituem o pacote de medidas sobre habitação, aprovado na passada quinta-feira, que visa atuar em todas as dimensões do problema da habitação.

No Porto, o Governo revela que a Quinta do Viso terá projeto para construção de 70 habitações. Já em Lisboa, vai ser lançado concurso na Quinta da Alfarrobeira, para cerca de 350 fogos, indicou o Executivo.

O primeiro-ministro, sublinha que a construção modular é «uma técnica inovativa no setor da construção, que permite encurtar muito significativamente os prazos de construção, ao mesmo tempo que dão um contributo significativo para a melhoria da eficiência energética». António Costa refere que a construção modular será «um teste» à indústria nacional para futuros projetos, cita o Negócios.

Assim, vão ser disponibilizados terrenos ou edifícios «em regime de contrato de desenvolvimento de habitações, para poderem ser cedidos para cooperativas ou para o setor privado desenvolver habitações a custos acessíveis». O pacote prevê ainda converter o uso de imóveis de comércio ou serviços para uso habitacional.

De referir que estas 420 habitações não estão incluídas no Plano de Recuperação e Resiliência, mas são complementares à oferta já prometida para os próximos anos, enfatiza Marina Gonçalves.

PUB
PUB