Obras públicas

Governo quer começar a construir 4 hospitais até 2023

Governo quer começar a construir 4 hospitais até 2023

A construção dos novos hospitais Lisboa Oriental, Seixal, Sintra e Alentejo deverá arrancar até 2023, e continuará o investimento no Hospital de Setúbal.

No relatório da Proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo refere que «até 2023, iniciar-se-á a construção de novos hospitais centrais ou de proximidade, designadamente Lisboa Oriental, Seixal, Sintra ou Alentejo que se encontra em diferentes fases de maturação».

Em 2022, deverão seguir-se os trabalhos de requalificação do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, a construção do Centro de Ambulatório de Radioterapia do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu, a requalificação do novo Departamento da Mulher e da Criança da Unidade Local de Saúde da Guarda, a edificação do novo Departamento Materno Fetal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a ampliação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Será continuado o Programa de Investimentos na Área da Saúde, que inclui vários projetos de recuperação e melhoria das infraestruturas e equipamentos do setor da saúde. O relatório considera prioritário o investimento na eficiência energética dos edifícios do SNS e consequentes impactos na redução dos consumos energéticos.

O relatório menciona também o concurso público referente à parceria publico-privada para a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, manutenção e exploração do Hospital de Lisboa Oriental. Os concorrentes já foram notificados do relatório final de avaliação das propostas, e decorreu a fase de negociação com os mesmos. «Tendo como base as peças do procedimento, o valor do contrato apresenta um preço máximo de cerca de 334,5 milhões de euros e terá uma duração de 30 anos», cita a mesma fonte.

PUB
PUB