Habitação

Fogos licenciados em construções novas aumentam 8% no primeiro trimestre

Fogos licenciados em construções novas aumentam 8% no primeiro trimestre

No 1º trimestre de 2022, assistiu-se a um acréscimo de 8% no número de fogos licenciados em construções novas, em termos homólogos, o equivalente a 7.829 fogos licenciados.

Como indica a Síntese Estatística da Habitação, elaborada pela AICCOPN, as licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, emitidas pelas Câmaras Municipais, também registaram um aumento de 3,2% até março de 2022, em termos homólogos.

No que diz respeito à concessão de novos créditos à habitação pelas instituições financeiras, no primeiro trimestre, totalizou 4.155 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 24,1%, face a período homólogo. O consumo de cimento no mercado nacional teve um acréscimo de 10,6% em termos homólogos, o equivalente a 1.026 milhares de toneladas.

De referir ainda que, o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de crédito bancário, no mês de março, teve uma valorização de 12,1%, em termos homólogos, «em face de variações de 7,5% nas moradias e de 13,5% nos apartamentos», de acordo com o indicador.

Na Região Autónoma dos Açores, de destacar o número de fogos licenciados em construções novas, que, nos doze meses terminados em março de 2022, foi de 652, o que corresponde a um aumento de 14,4% quando comparado aos 570 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

PUB
PUB