AICCOPN

Construção mantém nível de atividade no 3º trimestre de 2022

Construção mantém nível de atividade no 3º trimestre de 2022
O aumento dos preços das matérias-primas mantém-se como um dos principais constrangimentos à atividade.

O Inquérito à Situação do Setor da Construção, realizado pela AICCOPN, aponta que 68% das empresas indicam que os seus níveis globais de atividade se mantiveram estáveis no 3º trimestre de 2022. Quando comparado com o 2º trimestre, observa-se um aumento de 6 pontos percentuais entre julho e setembro de 2022.

Apontam para um incremento da atividade 19% das empresas, uma redução de 7 p.p. face ao trimestre anterior. A AICCOPN revela ainda que há um ligeiro incremento das empresas que assinalam um decréscimo da atividade, que passa de 12% para 13%.

No segmento das Obras Públicas, a falta de mão-de-obra especializada foi indicada por 75% das empresas. O aumento dos preços das matérias-primas, energia e dos materiais de construção foi assinalado por 73% das empresas, como as principais dificuldades com que se debatem no terceiro trimestre.

A escassez das matérias-primas e materiais de construção foi identificado por 43% das empresas – mantém-se como o terceiro fator mais assinalado.

No segmento das Obras Privadas, o aumento dos preços das matérias-primas, energia e dos materiais de construção mantém-se como o principal constrangimento, apontado por 83% das empresas (82% no trimestre anterior). Segue-se a falta de mão de obra especializada, identificado por 82% (79% no primeiro trimestre). De referir que, 46% das empresas aponta a escassez das matérias primas e dos materiais de construção como uma dificuldade.

PUB
PUB