Obras públicas

Concursos de empreitadas de obras públicas com redução de 10,8% até outubro

Concursos de empreitadas de obras públicas com redução de 10,8% até outubro

O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas até outubro registou redução homóloga de 10,8%, e, verificou-se uma variação homóloga temporalmente comparável de -31,6% no volume de contratos celebrados e registados no Portal Base, avança a AICCOPN esta terça-feira.

De janeiro a setembro, de acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, o PIB registou um aumento de 8%, em termos homólogos. Em termos da evolução do Investimento em Construção e do VAB do setor da Construção, neste período, registam-se crescimentos de 0,8% e de 1,1%, respetivamente, «variações que, apesar de revelarem um abrandamento na tendência de crescimento, demonstram, uma vez mais, a elevada resiliência do Setor num período de forte incerteza, marcado por um aumento acelerado da inflação, pela subida das taxas de juro e por um atraso no lançamento das obras públicas previstas», indica a associação.

Com efeito, projeta-se um aumento da área licenciada pelas autarquias até ao final do 3º trimestre, face a igual período do ano transato. Nos edifícios habitacionais, o acréscimo de 0,4%, em termos homólogos, na área licenciada, foi acompanhado por um crescimento de 2,8% no número de fogos licenciados em construções novas, que totalizam 22.774.

Os edifícios não residenciais registaram um aumento de 5,3% da área licenciada, em termos homólogos acumulados. De igual forma, o índice de custos de construção de habitação nova aumentou 13,4% em setembro, em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais face ao mês anterior.

No que respeita às novas operações de crédito à habitação realizadas pelas instituições financeiras, no final de setembro, regista-se um aumento de 8,9%, em termos homólogos, para 12,3 mil milhões de euros. O consumo de cimento no mercado nacional somou 3.235 milhares de toneladas, até ao final do mês de outubro, o que traduz um crescimento de 1,6%, face ao mesmo período de 2021.

PUB
PUB