Negócios

Grupo Casais investe €11M em complexo em Guimarães

Grupo Casais investe €11M em complexo em Guimarães

O Grupo Casais anunciou um investimento de 11 milhões de euros num complexo de construção híbrida, junto ao Polo da Universidade do Minho, localizado em Guimarães. O complexo engloba um hotel B&B com 95 quartos, 44 estúdios para arrendamento e um espaço comercial, de acordo com o Negócios.

De acordo com comunicado citado pelo Negócios, «em fevereiro de 2022 foi lançada a primeira pedra, estando nessa data metade do edifício totalmente fabricado [...]. Trata-se de um projeto que conta com um investimento de cerca de 11 milhões de euros, com a assinatura do arquiteto Mário Fernandes, que será inaugurado ainda este ano».

De referir que este edifício é o primeiro de construção híbrida na Península Ibérica, utilizando madeira de engenharia e um terço do betão de um edifício tradicional. Conforme fonte oficial da Casais adiantou à agência Lusa, citado pelo Negócios, «os quatro pisos do hotel precisam de dois meses em fábrica e cerca de duas semanas para a montagem na obra, sendo que um processo tradicional duraria, aproximadamente, cinco meses».

As componentes industrializadas encontram-se a ser fabricadas na Blufab, uma unidade de construção do Grupo Casais, que abastece as obras. Para além de os materiais que compõe os interiores do edifício poderem vir a ser reutilizados futuramente, esta construção híbrida propicia uma redução de 70% em termos resíduos e em mais de 50% da poluição sonora.

PUB
PUB