investimento

Brasileiros investem até €1.000M em novo centro de inovação em Gaia

Brasileiros investem até €1.000M em novo centro de inovação em Gaia

Está já em andamento o Gaia Innovation City, um novo centro tecnológico que um grupo de investidores brasileiros quer criar na cidade, e que vai envolver um investimento entre 700 e 1.000 milhões de euros nos próximos 5 anos.

Segundo avança o Negócios, a Gaia Innovation City fechou a compra de 21 hectares de terrenos atualmente ocupados pelo Parque de Campismo da Madalena, por 8 milhões de euros, ao fundo Gaia Douro, e quer criar aqui este novo “tech hub” de inovação, que vai ligar tecnologia e educação, e poderá representar a criação de 15.000 postos de trabalho diretos. O parque de campismo vai, no entanto, ser apenas reduzido.

A autarquia analisou o projeto e aprovou o negócio a 24 de janeiro. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, afirma que este é «o maior projeto de investimento para um campus tecnológico no Norte do país, que irá agregar o ensino superior a um parque tecnológico, tendo em vista a integração em grande escala da investigação da tecnologia, educação e empreendedorismo económico, num enquadramento ambientalmente sustentável».

Detida por três investidores brasileiros, a Gestão de Capital & Management – GCMP, a Gaia Innovation City vai desenvolver este projeto em várias fases. A primeira vai abranger uma área de construção total de 166.000 metros quadrados, que podem chegar aos 250.000, 35% destinados a escritórios, 20% a residências de estudantes, 14% a equipamentos de educação e centros de investigação e saúde, 13% a habitação para professores e executivos, 11% a um hotel e centro de congressos e 7% a unidades comerciais.

O Gaia Innovation City vai «integrar todo um conjunto de serviços e infraestruturas que potenciam a incubação de talentos, com uma curva estimada de aprendizagem e empreendedorismo de dez anos, que permitirá formar e catapultar aqueles que serão os futuros gestores das maiores empresas mundiais», cita a TimeOut. A Amazon, o Facebook, a Tesla, a Apple ou a IBM e a Google são algumas das «potenciais empresas candidatas» a instalar-se em Gaia.

PUB
PUB