Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira
Investimento permitiu duplicar área da fábrica para 30 mil metros².

A Kōzōwood Industries inaugura, esta quinta-feira, a nova unidade de produção de estruturas em madeira para casas e edifícios, em Esposende. Está em causa um investimento de 50 milhões de euros até 2025, por parte da promotora imobiliária Vanguard Properties, da qual a Kōzōwood Industries, antiga Black Oak Company, é participada desde 2021.

A unidade de produção foi planeada aquando da entrada da Vanguard Properties no capital da Kōzōwood Industries, com o objetivo estratégico de impulsionar a construção em madeira em Portugal, e para os projetos imobiliários que tem em desenvolvimento, reforçando a capacidade de produção da empresa de Esposende, dotando-a de equipamentos de tecnologia de ponta no tratamento e no corte de madeira.

Empresa terá capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia

O investimento na nova unidade de produção da Kōzōwood Industries, comparticipado pelo PT2020, duplicou a área de implementação da unidade fabril e logística para um total de 30 mil m² e do número de trabalhadores da empresa, que passará a ter a capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia.

Do ponto de vista tecnológico, a fábrica da Kōzōwood Industries integra as mais recentes tecnologias de scan e de otimização no corte da madeira, eliminando eficazmente as patologias de cada tábua, o que permite rácios de aproveitamento da matéria-prima na ordem dos 75%, sendo os resíduos em madeira integralmente reaproveitados na produção de calor para as estufas de secagem de madeira e no controlo térmico da fábrica.

Até ao segundo semestre de 2025, será ainda inaugurada outra unidade fabril de CLT e de lamelados colados da Kōzōwood Industries, que inclui financiamento ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência e que aumentará a produção total da empresa em, pelo menos, 50%, face aos níveis atuais.

“A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries que inauguramos hoje é um marco importante para o futuro desta empresa, vocacionando-a para a internacionalização. Com os novos equipamentos tecnológicos e o reforço das equipas, a Kōzōwood Industries vai conseguir produzir estruturas para edificar três casas por dia, contribuindo para a alteração do paradigma da construção, mais sustentável e com capacidade de execução mais célere”, diz José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties.

Para Nuno Vale, fundador e CEO da Kōzōwood Industries, «a Vanguard Properties mostrou-se, desde o primeiro dia, no parceiro certo para a expansão da nossa atividade numa altura em que a procura por casas com estruturas em madeira está em franca expansão. Estamos agora em posição de concretizar a nossa visão, que consiste na oferta massificada de casas sustentáveis, contribuindo para a sustentabilidade do setor da construção a partir de Portugal».

PUB
PUB